NR 17 en el contexto académico: aplicado en la educación técnica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33772

Palabras clave:

ergonomía, educación profesional, educación técnica

Resumen

La naturaleza interdisciplinaria de la ergonomía la hace notablemente aplicable a varios campos relacionados con el desempeño humano. La educación es un campo donde la ergonomía puede hacer una contribución significativa, pero la aplicación de la ergonomía educativa recibe solo una atención limitada. Así, el objetivo del presente estudio fue analizar los riesgos ergonómicos, de empleados estatales (docentes, administrativos) y tercerizados (auxiliares de servicios generales, guardias) de una institución de educación profesional técnica de nivel medio, con el fin de contribuir a la organización. y/o reorganización ergonómica en el entorno educativo. Se realizaron cuestionarios electrónicos cuantitativos semiestructurados en forma de entrevistas individuales, para el servidor y grupos subcontratados. Posteriormente, la intervención en el ambiente educativo implicó un curso con el tema de ergonomía educativa, aplicado al grupo de estudiantes, además de una campaña educativa - Webinar. Los resultados mostraron, en general, los niveles de malestar/dolor clasificados como moderados e intensos, a partir de los cuestionarios respondidos por los servidores y trabajadores subcontratados. También se notó la falta de conocimiento de los estudiantes en relación a la ergonomía educativa y áreas afines. Se concluye que la intervención educativa, ergonómica y la interacción profesor-alumno-ambiente son necesarias en el tema de la ergonomía.

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Biografía del autor/a

Rômulo Maziero, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Doutorando em Engenharia Mecânica (Área de Concentração: Engenharia de Manufatura e Materiais) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGMEC da Escola de Engenharia - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Área de Concentração: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PROPEMM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2015), aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional pelo IFES (2018), graduação em Engenharia Industrial - Madeira pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013), Técnico em Mecânica com ênfase em Manutenção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFET-ES, atual IFES (2005) e Profissionalizante em Mecânica de Manutenção pela Fundação Educacional Dr. Hildo Garcia - FEDHG, atual Centro Estadual de Educação Técnica Talmo Luiz Silva - CEET Talmo Luiz Silva (2003). Membro do grupo de pesquisa do IFES - campus São Mateus: Materiais e Processos de Fabricação Mecânica - MPFM. Atuou como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (campus São Mateus) nos cursos Integrado, Concomitante e Engenharia Mecânica e no Centro Universitário de Maringá - UniCesumar nos cursos de Engenharia de Produção e Administração.

Frederico da Silva Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Possui doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO / UFES (2014), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa/ UFV (2001) realizado no Bioagro, graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1992), graduação em Direito pela Faculdade Casa do Estudante (2020) e Formação Pedagógica de Docente em Química (2020). É professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/2010) ministrando atualmente aulas nos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química Industrial, Engenharia Mecânica e curso Técnico em Química nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia, Química, e Direito e Ética, bem como, coordenador da pós-graduação em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (ENCISA), do Ifes campus Aracruz/ES.

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Publicado

2021-02-05

Cómo citar

Maziero, R., & Fortunato, F. da S. . (2021). NR 17 en el contexto académico: aplicado en la educación técnica. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(1), 1–16. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33772

Número

Sección

ENGENHARIA DO TRABALHO