APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: O CASO DO ENADE NOTA 10

Autores/as

  • Alexandre de Cássio Rodrigues Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Andressa Amaral de Azevedo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Tiago Silveira Gontijo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Anny Agner de Oliveira Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Hellen Karin Gomes Ferreira Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Lucas Mateus Santos Aquino Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Jonatas da Silva Freitas Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Marcelo Marques Lana de Souza Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Resumen

A literatura tem sugerido que o uso de aplicativos móveis pode ser um grande aliado nos processos de ensino-aprendizagem. Apesar disso, ainda são escassos os aplicativos desenvolvidos com o propósito de auxiliar estudantes do ensino superior nos estudos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar o Enade Nota 10, um aplicativo que visa proporcionar uma experiência diferenciada de aprendizagem para graduandos em Engenharia de Produção, sobretudo para aqueles que participarão Enade. Disponibilizado gratuitamente, o Enade Nota 10 contém e-books, inclusive com resoluções comentadas de questões abordadas em exames anteriores, quizzes, videoaulas e podcasts produzidos por mestres e doutores em Engenharia de Produção. Acredita-se que a utilização do Enade Nota 10 como forma de estudo, possa acarretar em resultados positivos no Enade, o que pode ser diferencial para os alunos ingressarem no mercado de trabalho ou em um curso de pós-graduação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BORBA, M.C; SCUCUGLIA, R.R.S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1a ed. Belo Horizonte: autêntica, 2014.

FEDOCE, Rosângela Spagnol; SQUIRRA, Sebastião Carlos. A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação. Mediações sonoras, v.18, n. 02, 2011.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enade. 2017a. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade>. Acesso em: set. 2017.

. Sinopses estatísticas da Educação Superior - Graduação. 2017b. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses- estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: set. 2017

. Sinopses estatísticas do Enade. 2017c. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses- estatisticas-do-enade>. Acesso em: set. 2017

NICHELE, A.G; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de química. Novas Tecnologias na Educação, . v.12, n. 2, 2014.

ORRIGO, Gabriel Marcos Archanjo. Proteção jurídica para aplicativos. Monografia (Bacharelado em Direito). Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo, Presidente Prudente, São Paulo, 2016.

SCHLEMMER, E. Políticas e práticas na formação de professores a distância: por uma emancipação digital cidadã. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Anais..., Águas de Lindóia, São Paulo, 2011.

SILVA, P. F.; SILVA, T. P.; SILVA, G. N. StudyLab: Construção e avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1- 12, 2015.

VIVIAN, Caroline Deprá; PAULY, Evaldo Luis. O uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: Fala sério!. Colabor@-A Revista Digital da CVA, v. 7, n. 27, 2013.

Publicado

2018-04-26

Cómo citar

Rodrigues, A. de C., Azevedo, A. A. de, Gontijo, T. S., Oliveira, A. A. de, Ferreira, H. K. G., Aquino, L. M. S., … Souza, M. M. L. de. (2018). APLICATIVOS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: O CASO DO ENADE NOTA 10. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(1), 21–30. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v4n1_2

Número

Sección

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Artículos más leídos del mismo autor/a