Análise da satisfação, motivação e comportamento em uma instituição pública federal de ensino superior
Palavras-chave:
Motivação; Satisfação; Servidores Públicos.Resumo
Nas instituições públicas federais a motivação e a satisfação dos servidores públicos é um dos fatores responsáveis pelo desempenho e comprometimento desses servidores, sendo fatores de grande relevância nos resultados alcançados pela instituição. Assim, a presente pesquisa propôs identificar e analisar os principais fatores que influenciam o nível de satisfação no ambiente de trabalho de técnicos-administrativos dentro de uma Instituição de Ensino Pública Federal. O local definido para ser realizada esta pesquisa foi a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus São Mateus, onde se localiza o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A técnica escolhida para realizar a coleta de dados foi um questionário, aplicado aos servidores técnicos-administrativos, com perguntas fechadas e abertas. Com isso, foi constatado que os principais fatores que influenciam nos níveis de satisfação são fatores motivacionais, ou seja, aqueles que estão ligados à própria função, e proporcionam satisfação. Destacam-se: crescimento alcançado, perspectivas futuras, responsabilidade, reconhecimento, realização profissional e pessoal. Dessa forma, esse estudo contribuiu para demonstrar que precisam ser fortalecidas políticas de gestão de recursos humanos no Ceunes, a fim de melhorar os níveis de satisfação do servidor com relação aos fatores motivacionais, por meio de uma comunicação eficiente, capacitações, reconhecimento, entre outros fatores. Com a adoção de medidas que valorizem o quadro de pessoal do Ceunes, espera obter melhores resultados futuramente.
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