A INFLUÊNCIA DE PÚBLICOS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS NAS PRÁTICAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS-CULTURAS ESTRANGEIRAS
Abstract
Neste artigo, investigamos as práticas docentes de línguas-culturas estrangeiras (LE) junto a públicos heterogêneos do ponto de vista linguístico-cultural. Nosso objetivo é aferir em que medida estas práticas são influenciadas pelo contexto plurilíngue e pluricultural de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram constituídos através de observações de aula de uma turma de Português como Língua Estrangeira e de entrevistas com professores (-estagiários) e alunos da referida turma. Os resultados obtidos apontam que as práticas docentes são influenciadas pela presença em sala de aula de alunos plurilíngues e pluriculturais. Apontam também que os procedimentos metodológicos que levam esses aprendentes de línguas e culturas distintas a interagirem são os mais eficazes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.