COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abstract
O objetivo geral do estudo é o de analisar a produção bibliográfica sobre a relação entre a memória de trabalho e a compreensão da leitura em bons e maus leitores. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre a relação entre memória de trabalho e compreensão textual em bons e maus leitores, a partir de leitura, análise e discussão de informações extraídas de periódicos nacionais e internacionais. Os artigos consultados sugerem, ainda, que o processo de compreensão da leitura e o uso da memória de trabalho são diferentes em bons e maus leitores. Os estudos vêm mostrar que os maus leitores, precisam utilizar mais recursos cognitivos para processar as informações, restando poucos para compreensão e significação do texto. O bom leitor consegue transitar pelas duas vias, fonológica e a lexical.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.