A PRODUÇÃO ICÔNICO-VERBAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O estudo da linguagem através de gêneros textuais apresenta-se como um importante recurso ao docente de Educação Básica. A aplicação de determinados métodos para o uso dos gêneros textuais pode representar um avanço no letramento dos alunos. Este trabalho descreve uma pesquisa de caráter exploratória feita a partir da análise de dados quantitativos e qualitativos coletados junto a 20 alunos da Educação Básica de uma escola municipal do Grande ABC, no Estado de São Paulo. Por meio do uso do método de Sequência Didática de Gêneros Textuais, idealizado pelo Grupo da Universidade de Genebra, alunos da Educação Infantil, na faixa dos 5 anos de idade, produziram textos do gênero Histórias em Quadrinhos. O objetivo foi discutir os processos empregados pelos alunos para reelaboração dos textos produzidos inicialmente. A análise dos dados revelou que se registraram avanços quanto à produção de uma narrativa icônica e icônico-verbal.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.