LEIA, RIA E CURTA: O ETHOS-ESTEREOTIPADO DE DILMA ROUSSEFF NO FACEBOOK
Abstract
Este artigo tem como objetivo principal tratar das tensões estabelecidas entre diferentes ethé de Dilma Rousseff, presidente que governou o Brasil de 2011 a maio de 2016, em algumas postagens bem-humoradas feitas em seu perfil na rede social Facebook. O corpus de análise consiste em cinco postagens publicadas entre janeiro e setembro de 2015. A discussão teórica se ancora especialmente nos conceitos de estereótipo e ethos, formulados pela Análise de Discurso desenvolvida na França. Levando em conta as relações que podem ser estabelecidas entre as duas noções teóricas (estereótipo e ethos – dito, mostrado e prévio), consideramos a hipótese de que, no campo do humor, o ethos tende a ser construído de maneira estereotipada, o que levaria a existência de um ethos-estereotipado: uma representação em que traços demasiadamente assinalados são capazes de gerar comicidade. Esta é a principal imagem edificada para Dilma Rousseff nas postagens bem-humoradas analisadas.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.