Contributions of dialogism of the Bakhtin Circle and of Applied Linguistics for language teaching

a collaborative proposal in action

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.42029

Keywords:

Bakhtin Circle, Applied Linguistics, collaborative research.

Abstract

In considering the bibliographic scope, this article proposes to discuss theoretically the possible intercessions between the theories of the Bakhtin Circle and those of Applied Linguistics in the light of collaborative research studies. Therefore, this text retrieves the considerations of language, its social nature and the role of the subject, according to each theoretical line. With this study, we intend to establish some guidelines on the contributions of the Dialogic Theory of Language proposed by the Bakhtin Circle and recent LA studies for language teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andre de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2012). É pós-graduado em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela UEPA (2013) , também é especialista em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, pelo Centro Universitário -FIBRA (2015) .Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação do ProfLetras (UNIFESSPA). Doutorando em Linguística e Literatura pelo PPGLLIT-UFNT. Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa e Redação da rede municipal de ensino de Mãe do Rio (SEMED), bem como professor concursado de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino (SEDUC). Há 11 anos trabalha na educação básica de ensino, tem experiência profissional na área de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, no que diz respeito ao contexto acadêmico tem se dedicado aos estudos de temas da Linguística Aplicada e os diálogos com a LT e estudos do Círculo de Bakhtin ligados ao ensino e aprendizagem de língua.

Selma M. Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em letras: Português e Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (1990), Especialização em Língua e Literaturas de Língua Inglesa pela UNIANA-UEG (1998), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino\aprendizagem de LE\L2 pela Universidade de Brasília-UnB (2007) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho-Unesp (2014). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Norte do Tocantins e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura PPGLIT-UFNT(Nível: Mestrado e Doutorado) e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS-UFNT, Campus de Araguaína. 

References

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1986].

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução direto do texto russo por Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979], p. 261-306.

BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do texto russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018 [1963].

BOHN, H. I. As exigências da Pós-Modernidade sobre a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. In: ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F.; FREIRE, M. M. (Orgs). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005. p. 11-23.

BORTONI-RICARDO, S. M.; PEREIRA, A. D. A. Formação continuada de professores e pesquisa etnográfica colaborativa: a formação do professor pesquisador. MOARA-Revista da Pós-Graduação em Letras da UFPA. Belém: CLA/UFPA, v. 1, n. 26, p. 149-162, 2006.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo, 2011.

CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: ZANOTTO, M. S. & CELANI, M. A. A. (Org.). Linguística Aplicada, da aplicação da linguística a linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 15-23.

ERICKSON, F. Ethnographic Microanalysis of Interaction. In: The Handbook of Qualitalive Research in Education. Nova York: Academic Press, 1992, p. 201-224.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45-65.

FARACO, C. A. Interação e linguagem: balanço e perspectiva. Calidoscópio, v. 3, n. 3. P. 214-221, set./dez 2005. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6244. Acesso em: jun. 2023.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin.

São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

HORIKAWA, A. Y. Pesquisa Colaborativa: uma construção compartilhada de instrumentos. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 18, n. 10, p. 22-42, 2008.

IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de acontecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, M. C. C. An understanding of classrooms interactions for literacy development. In: MERCER, N.; COLL, C. Teaching, Learning and interaction. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 1994.

MAGALHÃES, M. C. C. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. The ESPecialist, v. 19, n. 2, p. 169-184, 1998.

MAGALHÃES, M. C. C. Sessões reflexivas como ferramenta aos professores para compreensão crítica das ações da sala de aula. In: Congresso da Sociedade Internacional para pesquisa cultural e teoria da atividade, 5., 2002, Amsterdam. Anais..Amsterdam: VrijeUniversity, 2002. p. 18-22.

MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. Collaborative critical research: focus on the meaning of collaboration and mediational tools. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 773-797, 2010.

KLEIMAN, A. B. O estatuto disciplinar da linguística aplicada: O traçado de um percurso. Um rumo para o debate. In: SIGNORINI, I & CAVALCANTI, M. C. (Org). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 51-77.

KLEIMAN, A. B. Interface de questões éticas e metodológicas na pesquisa em Linguística Aplicada. In: SILVA, D. E. G. & VIEIRA, J. (Org.) Análise do Discurso- Percursos Teóricos e Metodológicos. Brasília: Editora Plano, 2002, p. 187-202.

MENEGASSI, R. J. Aspectos da responsividade na interação verbal. Revista Línguas e Letras. v. 10, n. 18, 1, p. 147-170, 2009.

MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é linguística aplicada? In: MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996, p. 17-25.

MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 13-42.

PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (Org). Linguístca aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 23-49.

PENNYCOOK, A. A Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PENNYCOOK, A. Posthumanist applied linguistics. New York: Routledge, 2018.

ROHLING, N. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos De Linguagem E Sociedade, v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014.

ROJO, R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 253-275.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de

Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

VASCONCELOS, S. I. C. C. de. Pesquisas qualitativas de professores de português. In: BASTOS, N. B. (Org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUCSP/ EDUC, 2002, p. 277-297.

VOLÓCHINOV, V. Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística. Introdução ao problema da poética sociológica. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930], p. 213-250.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].

Published

28-12-2023