Contribuições do dialogismo do Círculo de Bakhtin e da Linguística Aplicada para o ensino de língua
uma proposta colaborativa em ação
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i38.42029Palabras clave:
Círculo de Bakhtin, Linguística Aplicada, pesquisa colaborativa.Resumen
Ao considerar o escopo bibliográfico, este artigo propõe discutir teoricamente as possíveis intercessões entre as teorias do Círculo de Bakhtin e da Linguística Aplicada à luz dos estudos da pesquisa colaborativa. Para tanto, este texto recupera as considerações da linguagem, sua natureza social e o papel do sujeito, conforme cada linha teórica. Com este estudo, pretendemos estabelecer alguns encaminhamentos sobre as contribuições da Teoria Dialógica da Linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin e dos recentes estudos da LA para o ensino de línguas.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1986].
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução direto do texto russo por Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979], p. 261-306.
BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do texto russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018 [1963].
BOHN, H. I. As exigências da Pós-Modernidade sobre a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. In: ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F.; FREIRE, M. M. (Orgs). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005. p. 11-23.
BORTONI-RICARDO, S. M.; PEREIRA, A. D. A. Formação continuada de professores e pesquisa etnográfica colaborativa: a formação do professor pesquisador. MOARA-Revista da Pós-Graduação em Letras da UFPA. Belém: CLA/UFPA, v. 1, n. 26, p. 149-162, 2006.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo, 2011.
CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: ZANOTTO, M. S. & CELANI, M. A. A. (Org.). Linguística Aplicada, da aplicação da linguística a linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 15-23.
ERICKSON, F. Ethnographic Microanalysis of Interaction. In: The Handbook of Qualitalive Research in Education. Nova York: Academic Press, 1992, p. 201-224.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45-65.
FARACO, C. A. Interação e linguagem: balanço e perspectiva. Calidoscópio, v. 3, n. 3. P. 214-221, set./dez 2005. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6244. Acesso em: jun. 2023.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin.
São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
HORIKAWA, A. Y. Pesquisa Colaborativa: uma construção compartilhada de instrumentos. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 18, n. 10, p. 22-42, 2008.
IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de acontecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAGALHÃES, M. C. C. An understanding of classrooms interactions for literacy development. In: MERCER, N.; COLL, C. Teaching, Learning and interaction. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 1994.
MAGALHÃES, M. C. C. Projetos de formação contínua de educadores para uma prática crítica. The ESPecialist, v. 19, n. 2, p. 169-184, 1998.
MAGALHÃES, M. C. C. Sessões reflexivas como ferramenta aos professores para compreensão crítica das ações da sala de aula. In: Congresso da Sociedade Internacional para pesquisa cultural e teoria da atividade, 5., 2002, Amsterdam. Anais..Amsterdam: VrijeUniversity, 2002. p. 18-22.
MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. Collaborative critical research: focus on the meaning of collaboration and mediational tools. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 3, p. 773-797, 2010.
KLEIMAN, A. B. O estatuto disciplinar da linguística aplicada: O traçado de um percurso. Um rumo para o debate. In: SIGNORINI, I & CAVALCANTI, M. C. (Org). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 51-77.
KLEIMAN, A. B. Interface de questões éticas e metodológicas na pesquisa em Linguística Aplicada. In: SILVA, D. E. G. & VIEIRA, J. (Org.) Análise do Discurso- Percursos Teóricos e Metodológicos. Brasília: Editora Plano, 2002, p. 187-202.
MENEGASSI, R. J. Aspectos da responsividade na interação verbal. Revista Línguas e Letras. v. 10, n. 18, 1, p. 147-170, 2009.
MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é linguística aplicada? In: MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996, p. 17-25.
MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 13-42.
PENNYCOOK, A. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (Org). Linguístca aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998, p. 23-49.
PENNYCOOK, A. A Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
PENNYCOOK, A. Posthumanist applied linguistics. New York: Routledge, 2018.
ROHLING, N. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos De Linguagem E Sociedade, v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014.
ROJO, R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 253-275.
SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de
Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
VASCONCELOS, S. I. C. C. de. Pesquisas qualitativas de professores de português. In: BASTOS, N. B. (Org.). Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: IP-PUCSP/ EDUC, 2002, p. 277-297.
VOLÓCHINOV, V. Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística. Introdução ao problema da poética sociológica. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: VOLÓCHINOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930], p. 213-250.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.