O ETHOS DISCURSIVO: UMA ANÁLISE POR MEIO DE SEUS TRAÇOS NA PERSONAGEM LORD HENRY NO ROMANCE THE PICTURE OF DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE.
Abstract
Maingueneau recorre à noção de ethos da retórica antiga, mas não a compreende como sendo característica apenas da dimensão oral do discurso. Sua concepção de ethos recusa toda e qualquer separação entre o texto e o corpo, entre o mundo representado e a enunciação que o carrega. A análise em um texto literário mostrará que o ethos funciona como um embreante entre o texto e seu contexto, superando a tradicional oposição entre texto e contexto da obra. Buscaremos mostrar os traços constitutivos que constroem o posicionamento de Lord Henry no romance e dos quais emerge um ethos que caracterizaremos como hedonista.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
17-08-2014
Issue
Section
Artigos
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.