O ETHOS DISCURSIVO: UMA ANÁLISE POR MEIO DE SEUS TRAÇOS NA PERSONAGEM LORD HENRY NO ROMANCE THE PICTURE OF DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE.
Resumo
Maingueneau recorre à noção de ethos da retórica antiga, mas não a compreende como sendo característica apenas da dimensão oral do discurso. Sua concepção de ethos recusa toda e qualquer separação entre o texto e o corpo, entre o mundo representado e a enunciação que o carrega. A análise em um texto literário mostrará que o ethos funciona como um embreante entre o texto e seu contexto, superando a tradicional oposição entre texto e contexto da obra. Buscaremos mostrar os traços constitutivos que constroem o posicionamento de Lord Henry no romance e dos quais emerge um ethos que caracterizaremos como hedonista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-08-2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.