ALGUNS ASPECTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL EM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Abstract
Este artigo objetiva descrever o processo de construção do letramento digital de crianças de escola pública e privada de Recife-PE, anteriormente e durante o processo de Alfabetização. Para tanto, foi elaborado um conjunto de testes a partir das habilidades linguístico‐cognitivas envolvidas na construção do letramento digital. A partir dos dados, dividiu-se o corpus de análise em duas partes, sendo o primeiro referente a seis domínios do letramento digital que contemplavam as habilidades para sua construção. A partir dos resultados nestes testes, foram elaborados os perfis de letramento digital, que corresponderam ao segundo nível de análise. Os perfis descritos foram nomeados de errante, passageiro, navegante e guia, numa ordem crescente dos graus de letramento digital. Em síntese pode‐se destacar que as habilidades envolvidas na construção do letramento digital entrelaçavam‐se umas às outras, em um continuum e que o desempenho dos sujeitos no mundo virtual dependia da experiência e do domínio do código alfabético, todavia, na ausência deste, outros códigos eram acionados. Por fim, ressaltou-se que todas as crianças do estudo apresentaram melhores resultados no segundo ano da pesquisa, fornecendo autoridade para afirmar que a relação entre avanços na escolaridade, idade e experiências na hipermídia tendem a fomentar eventos de letramento digital.
Palavras-chave: Letramento digital. Alfabetização. Práticas sociais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.