ALGUNS ASPECTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL EM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Este artigo objetiva descrever o processo de construção do letramento digital de crianças de escola pública e privada de Recife-PE, anteriormente e durante o processo de Alfabetização. Para tanto, foi elaborado um conjunto de testes a partir das habilidades linguístico‐cognitivas envolvidas na construção do letramento digital. A partir dos dados, dividiu-se o corpus de análise em duas partes, sendo o primeiro referente a seis domínios do letramento digital que contemplavam as habilidades para sua construção. A partir dos resultados nestes testes, foram elaborados os perfis de letramento digital, que corresponderam ao segundo nível de análise. Os perfis descritos foram nomeados de errante, passageiro, navegante e guia, numa ordem crescente dos graus de letramento digital. Em síntese pode‐se destacar que as habilidades envolvidas na construção do letramento digital entrelaçavam‐se umas às outras, em um continuum e que o desempenho dos sujeitos no mundo virtual dependia da experiência e do domínio do código alfabético, todavia, na ausência deste, outros códigos eram acionados. Por fim, ressaltou-se que todas as crianças do estudo apresentaram melhores resultados no segundo ano da pesquisa, fornecendo autoridade para afirmar que a relação entre avanços na escolaridade, idade e experiências na hipermídia tendem a fomentar eventos de letramento digital.
Palavras-chave: Letramento digital. Alfabetização. Práticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.