PRÁTICAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS

Autores/as

Palabras clave:

Surdos, Educação Bilíngue, Leitura, Ensino de LP para surdos

Resumen

Nossa experiência ao conviver com os surdos e suas questões com a Língua Portuguesa faz-nos defrontar com falas como: eu não sei palavras. Quero aprender palavras. Então, nos perguntamos: o que é aprender palavras? Assim, a proposta deste texto que é parte de uma pesquisa maior, é trazer uma reflexão sobre a produção de sentidos na leitura empreendida por esses indivíduos a partir de textos em Língua Portuguesa. Todavia, o fato desses indivíduos serem usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gera dificuldade nos professores ao terem que lidar com as modalidades dessas línguas no ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Num primeiro momento iremos discutir os investimentos do Estado por meio das legislações no ensino de LP para surdos e finalizaremos com a exposição de estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L2 a partir da exposição de uma das aulas descritas na pesquisa.

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Biografía del autor/a

Lucyenne Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, com estágio pós-doutoral na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); graduada em Pedagogia pela UFES. É professora do Departamento de Línguas e Letras, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Leonardo Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Estudos Linguísticos pela UFES; graduado em Letras - Português pela UFES e graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas São Pedro (FAESA). É professor do Departamento de Línguas e Letras da UFES.

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Publicado

15-07-2020