DAS VOZES SOCIAIS EM UM CASO DE BURRO, DE MACHADO DE ASSIS
POLÊMICA E(M) DISCURSO
Palabras clave:
Vozes sociais, Polêmica, Discurso bivocal, CrônicaResumen
Neste artigo, analiso a polêmica de vozes que se constitui na crônica Um caso de burro, de Machado de Assis. Por meio da teoria dialógica do discurso, procuro mostrar a perspicácia do locutor em trazer a voz do burro para a narrativa, fazendo com que surja, no discurso, uma polêmica velada que dialoga com os problemas sociais vividos não só à época de Machado, mas também com problemas contemporâneos. Desse modo, meu objetivo é discutir sobre a noção de polêmica desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, trazendo como pontos de verticalização, desta reflexão, os conteúdos polemizados na crônica machadiana, tais como: i) a descrição do espaço e a passagem do tempo na crônica; ii) a atitude avaliativa do narrador em relação às características físicas e psicológicas do burro que fazem surgir a polêmica de vozes; iii) o direcionamento da crítica social, em discurso bivocal, no exame de consciência do burro. A análise possibilita a compreensão da confluência de vozes na crônica machadiana que traz para o centro do debate os problemas mais sensíveis de uma sociedade estratificada em que imperam tanto a exploração do trabalho humano, quanto o descaso em relação às necessidades básicas deste trabalhador.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (1929). Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance [1975]. Tradução de Aurora F. Bernardini et. al. 4. ed. São Paulo: Editora da UNESP, Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953). In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal [1979]. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. [1963]. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
MARX, K. Para a Crítica da Economia Política. In: Os Pensadores. São Paulo, Nova Cultural, 1978.
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
RIBEIRO, K. R. Bivocalização e plurivocalização no culto televisivo show da fé: tensão entre fé, Mercado e publicidade. 2015, 261 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
RIBEIRO, K. R. A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo. Revista Ação midiática, Curitiba, n. 13, p. 119-138, 2017.
RIBEIRO, K. R. A produtividade do conceito de discurso bivocal no contexto do culto televisivo Show da Fé. Revista Letrônica, Porto Alegre, v. 11, p. 68-82, 2018.
RIBEIRO, K. R. A construção da polêmica em ilustrações de Carol Rossetti: enfoque dialógico. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 12, p. 7-26, 2019.
STAM, R. Bakhtin e a crítica midiática. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (Orgs.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
THEODORO, M. A formação do mercado de trabalho e a questão racial no Brasil. In: THEODORO, M. et al. (Orgs.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: Ipea, 2008.
VOLOCHINOV, V. N. (BAKHTIN, M.). A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHINOV, V. N. (BAKHTIN, M.). Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. Tradução de Allan Pugliese et al. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.