TRANSITIVIDADE EM DEFINIÇÕES DE DICIONÁRIOS ESCOLARES

ANÁLISE DOS TIPOS DE PROCESSOS EM VERBETES SOBRE HOMOSSEXUAIS MASCULINOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i28.30929

Palabras clave:

Tipos de Processos, Verbete, Homossexualidades

Resumen

Nosso objetivo nesta pesquisa foi investigar os padrões de transitividade encontrados nos verbetes relacionados a homossexuais masculinos em dicionários escolares tipo 3. Compusemos um corpus que apresenta 40 ocorrências de 11 entradas extraídas de cinco dicionários: Bechara (2011), Ferreira (2011), Geiger (2011), Ramos (2011) e Saraiva e Oliveira (2010). As definições selecionadas foram analisadas de acordo com os tipos de Processos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os dados apresentam a seguinte distribuição geral: 45 (78,9%) Processos relacionais, 6 (10,5%) Processos comportamentais, 5 (8,8%) Processos mentais e 1 (1,8%) Processo material. Essa distribuição pode ser influência do gênero textual sobre as escolhas lexicogramaticais dos autores. No entanto, as escolhas dos Participantes ilustram os preconceitos, as pressões sociais e as lutas pela dignidade das pessoas LGBTQ+.

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Biografía del autor/a

Hugo Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); graduado em Letras - Português/Literatura pela UECE e especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). É professor da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Antônio Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Mestrado Profissionalizante em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Pedro Praxedes Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Letras - Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); graduado em Letras - Português/Inglês e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras-Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É professor associado da UECE.

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Publicado

14-10-2020