Sinais adjetivos da Libras em uma abordagem cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v15i32.35890Palabras clave:
Sinais adjetivos da Libras, Metonímia Conceptual, Metáfora Conceptual, Base Corpórea da Construção do Sentido, Esquemas Imagéticos, Frames, Espaços MentaisResumen
Analisam-se processos cognitivos subjacentes ao sentido de cinco sinais adjetivos da Língua Brasileira de Sinais que expressam emoção, em uma abordagem cognitiva. Para cumprir tal objetivo, partiu-se das teorias da metáfora e da metonímia conceptuais, dos conceitos de corporificação e iconicidade cognitiva. Estruturas conceptuais, como esquema imagético, frames e espaços mentais, também compõem o arcabouço teórico deste trabalho. Tais sinais foram coletados do Dicionário Digital da Língua Brasileira de Sinais do Instituto Nacional de Educação de Surdos, caracterizando, portanto, uma abordagem lexical. Trata-se de parte de uma pesquisa mais ampla com estudo de oitenta sinais. Após a investigação, postularam-se as projeções metonímicas expressão não manual por emoção, intensidade/direção de movimento por emoção, contenção por emoção e contato por emoção para construção de sentido os adjetivos para emoção em Libras, considerando a relação entre os parâmetros de produção dos sinais e seus sentidos.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15290: Acessibilidade em comunicação na televisão. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
DICIONÁRIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS – ACESSIBILIDADE BRASIL. Disponível em: http://www.ines.gov.br/dicionario-de-libras/main_site/libras.htm. Acesso em: 15 jul. 2017.
EVANS, V.; GREEN, M. The nature of cognitive linguistics: assumptions and commitments. In: EVANS, V.; GREEN, M. (autores). Cognitive Linguistics: An Introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006. p. 27-53.
FAUCONNIER, G. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind`s hidden complexities. New York: Basis Books, 2002.
FERRARI, L. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
FILLMORE, C. J. Frame semantics. In: GEERAERTS, D. (ed.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2006, p. 373-400.
GEERAERTS, D. (ed.). Cognitive linguistics: basic readings. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006.
GIBBS Jr., R. W.; COLSTON, H. L. The cognitive psychological reality of image schemas and their transformations. In: GEERAERTS, Dirk (ed.). Cognitive linguistic: basic readings. Berlin/New York: Mouton de Gruyter, 2006. p. 239-268.
HAIMAN, J. Natural syntax: iconicity and erosion. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
HAMPE, B. Image schemas in cognitive linguistics: introduction. In: HAMPE, B.; GRADY, J. E. (eds.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2005. p. 1-14.
HEINE, B.; CLAUDI, U.; HÜNNEMEYER, F. Grammaticalization: a conceptual framework. Chicago: The University of Chicago Press, 1991.
IBÃNEZ, F. J. R. M.; USÓN, R. M. High-level metaphor and metonymy in meaning construction. In: RADDEN, G.; KÖPCKE, K.-M.; BERG, T.; SIEMUND, P. (ed.). Aspects of Meaning Construction in Lexicon and Grammar. Amsterdam; Philadelphia: Jonh Benjamins, 2007. p. 33-49.
JOHNSON, M. The body in the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
KÖVECSES, Z. Language, mind and culture: a practical introduction. New York: Oxford University Press, 2006.
KÖVECSES, Z. Metaphor: a practical introduction. New York: Oxford University Press, 2010.
KÖVECSES, Z. Emotion concepts in a new light. Rivista Italiana di Filosofia del Linguaggio, Calábria, Special Issues SFL, p. 42-54, 2020.
KÖVECSES, Z. Extended conceptual metaphor theory. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 2020.
LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things. Chicago: Chicago University Press, 1987.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana [coordenação de tradução Mara Sophia Zanotto]. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2002.
LANGACKER, R. W. Foundations of Cognitive Grammar. Stanford: Stanford University Press, 1987.
LANGACKER, R. W. Cognitive grammar: a basic introduction. New York: Oxford University Press, 2008.
MARQUES, R. R.; OLIVEIRA, J. S. A normatização de artigos acadêmicos em Libras e sua relevância como instrumento de constituição de corpus de referência para tradutores. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA, 3, 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2012. Disponível em: http://www.congressotils.com.br/anais/anais/tils2012_metodologias_traducao_marquesoliveira.pdf. Acesso em: 5 dez. 2017.
NUNES, V. F. Narrativas em Libras: análise de processos cognitivos. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
QUADROS, R. M.; PIZZIO, A. L.; REZENDE; P. L. F. Língua Brasileira de Sinais II. Florianópolis: UFSC, 2008. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/linguaBrasileiraDeSinaisII/assets/482/Lingua_de_Sinais_II_para_publicacao.pdf. Acesso em: 11 dez. 2021.
ROSCH, Eleanor. Principles of categorization. In: ROSCH, E.; LLOYD, B. B. (eds.). Cognition and Categorization. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1978. p. 27–48.
SESSA, G. A. B. S. Expressão por emoção: uma abordagem cognitiva de adjetivos em Língua Brasileira de Sinais. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SILVA, A. S. A Linguística Cognitiva: uma breve introdução a um novo paradigma em linguística. Revista Portuguesa de Humanidades, Braga, v. 1, n. 1-2, p. 59-101, 1997.
WILCOX, S. Cognitive iconicity: conceptual spaces, meaning, and gesture in signed languages. Cognitive Linguistics, Berlin, v. 15, n. 2, p. 119–147, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.