Referenciação no texto multimodal

um olhar sobre o encapsulamento verbo-imagético e sua colaboração na orientação argumentativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40269

Palabras clave:

Referenciação. Encapsulamento. Orientação argumentativa. Charges.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compreender como o encapsulamento verbo-imagético presente no gênero charge atua na orientação argumentativa do texto. Para isso, fazemos uma convergência entre o aporte teórico da referenciação com a Gramática do Design Visual. Nesse ínterim, desenvolvemos um estudo com abordagem qualitativa e interpretativista, o qual analisamos como a referenciação, especificamente o processo de encapsulamento verbo-imagético, atua na construção da argumentação no gênero charge, considerando as parcelas semióticas que constituem o texto. Para embasamento do estudo, encontramos suporte teóricos nos estudos de Ramos (2012); Cavalcante e Brito (2020); Lima (2017); Santana (2019) e entre outros. Observamos que semelhante ao que ocorre com o encapsulamento no texto verbal escrito por meio de expressões encapsuladoras, tal fenômeno também ocorre no texto verbo-imagético. Acrescentamos que sobre encapsulamento no texto verbo-imagético, requer levar em consideração conhecimentos de mundo e a memória contextual, pois compreendemos que as expressões encapsuladoras não só encapsulam o elemento na superfície do texto, mas sumarizam informações implícitas recuperadas cognitivamente por meio do contexto e de inferências a partir das imagens introduzidas no texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Pereira da Silva Fontinele, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Integra o Grupo de Pesquisa Proletras/UFPI. 

Maria Angélica Freire de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí-UFPI. 

Citas

CARVALHO, Maria Angelica Freire de. O funcionamento textual-discursivo dos rótulos em artigos de opinião. 2005. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270789>. Acesso em: 5 ago. 2021.

CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. Estratégias de referenciação em textos multssemióticos. Seda, Seropédica, Rio de Janeiro, v.5, n. 12, p. 55-71, 2020.

CAVACANTE, M. M. os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

DUCROT, Oswald. Prova e dizer: leis lógicas e leis argumentativas. São Paulo: Global, 1981.

DIJK, T. A. van. Discurso e contexto. Uma abordagem sociocognitivista. Trad. R. Ilari. São Paulo: Contexto, 2012

HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. Hodder Education,1994.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading imagem. The grammar of visual. London: Routledge, 2006.

KOCH, Ingedore G. V. e ELIAS, Vanda M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016, 240p.

KOCH, Ingedore Villaça. A Inter-Ação pela Linguagem. 10º Ed. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, Silvana Maria Calixto de. Referenciação e Multimodalidade: revisitando os processos de recategorização e encapsulamento. Revista de Letras-Universidade Federal do CearáUFC/Fortaleza. Disponível em: www.periodicos.ufc.br/index.php/revletras

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção de objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães et (org). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p.17-52. (coleção clássicos da Linguística).

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. 1ed. São Paulo: Parábola, 2019. 160p.

RAMOS, P. Estratégias de referenciação em textos multimodais: uma aplicação em tiras cômicas. Linguagem em (Dis) curso, Tubarão, SC, v.12, n. 3, p. 743-763, set./dez. 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, Textos e Tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo, Parábola, 2021, 184f.

SANTANA, Vanda Maria Alves. O encapsulamento imagético na construção da argumentação em textos verbo-imagéticos. Dissertação de Mestrado em Letras-Universidade Estadual do Piauí-UESPI, 2019, 120f.

Publicado

31-07-2023