Neologismos na eleição presidencial de 2022
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43730Palabras clave:
Léxico, Neologia, Neologismo, Formação de palavrasResumen
A eleição presidencial é um momento importante para o país. Nesse contexto de campanha eleitoral, surgem novas palavras e expressões para retratar o cenário político. Com objetivo de analisar essas novas palavras e expressões, chamadas de neologismos, este trabalho, de caráter documental-bibliográfico, foi realizado em duas etapas. Primeiro, consultando a cobertura de portais jornalísticos para analisar a ocorrência de neologismos, divulgada entre os meses de julho e setembro de 2022 durante a pré-campanha e o período eleitoral para presidente. Em seguida, após o levantamento manual, confirmando ou não, pelo critério lexicográfico, se havia o caráter neológico das unidades selecionadas. Para corpus de exclusão, foram adotados os seguintes dicionários: Michaelis, Houaiss, Aulete, Aurélio, VOLP. Ao final, foram listados 86 neologismos relacionados à eleição presidencial de 2022, tendo como principais processos derivação prefixal (31), formação sintagmática (11), derivação sufixal (9). Esses dados confirmam que a derivação é um dos recursos mais férteis na produção de novas palavras e que a formação sintagmática é uma tendência nas novas formações.
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