Designações para o filhote da vaca
como se dá a propagação de variantes sul-rio-grandenses e paulistas a partir dos dados do Atlas Linguístico da Rota dos Tropeiros
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43903Palabras clave:
Atlas Linguístico da Rota dos Tropeiros, Propagação de variantes, Região Sul, Filhote da vaca, GeolinguísticaResumen
A não homogeneidade dos falares no Sul está atrelada a diversos fatores, dentre eles ao contato entre gaúchos e paulistas nos fluxos migratórios durante o Tropeirismo. Com o interesse de investigar a hodierna realidade linguística da rota dos tropeiros, Chofard (2023) constituiu um banco de dados do português falado no percurso que vai de Cruz Alta-RS a Sorocaba-SP, a fim de subsidiar a elaboração do Atlas Linguístico da Rota dos Tropeiros, a partir do qual este trabalho se desenvolve. Isso posto, o presente artigo configura-se como um recorte da tese de Chofard (2023), volta o olhar para a questão 55 do Questionário Semântico Lexical e busca as denominações para o filhote da vaca, objetivando: (i) proceder ao levantamento das variantes registradas para o item em questão ao longo da rota dos tropeiros; (ii) mapear a distribuição das variantes; (iii) identificar designações que podem pertencer a uma ou outra variedade linguística, sul-rio-grandense ou paulista; e (iii) averiguar como se dá a propagação dessas variantes no território analisado. Dentre as variantes registradas duas se destacaram, bezerro, enquanto variante [+SP], e terneiro, [+RS], as quais mostraram se propagar em sentidos opostos, sendo a variante paulista a que mais se difunde na área investigada.
Descargas
Citas
ALTENHOFEN, C. V. Áreas linguísticas do português falado no sul do Brasil: um balanço das fotografias geolinguísticas do ALERS. In: VANDRESEN, P. (org.). Variação e mudança no português falado na Região Sul. Pelotas: EDUCAT – Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2002. p. 115-145.
AULETE, C. Aulete Digital – Dicionário contemporâneo da língua portuguesa: Dicionário Caldas Aulete, vs on-line. Lexicon. 2022. Disponível em: https://aulete.com.br/index.php. Acesso em: 20 jun. 2022.
CHOFARD, A. Contatos intervarietais das variedades sul-rio-grandense e paulista nos dados do Projeto Atlas Linguístico da Rota dos Tropeiros. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
EMBRAPA. Glossário – Gado de Corte. [202-?]. Disponível em: https://bit.ly/3PiK8H0. Acesso em: 15 jul. 2024.
GLOBO RURAL. Buscar. 2024. Disponível em: https://globorural.globo.com/. Acesso em: 15 jul. 2024.
GÖRSKI, E. Fenômenos variáveis na região sul do Brasil: aspectos de comportamento sociolinguístico diferenciado nas três capitais. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 806-817, 2012. Disponível em: http://gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/41/el.2012_v2_t32.red6.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.
JOB, V. R. Algumas considerações sobre o Ciclo do Ouro e o Tropeirismo. In: BONADIO, G. (org.). O Tropeirismo e a Formação do Brasil. Sorocaba: Academia Sorocabana de Letras; Fundação Ubaldino do Amaral; Skol/ Momesso/ Caracu, 1984.
KOCH, W. O povoamento do território e a formação de áreas linguísticas. In: GARTNER, E.; HUNDT, C.; SCHÖNBERGER, A. (ed.). Estudos de geolinguística do português americano. Frankfurt: TFM, 2000. p. 55-69.
NASCENTES, A. O linguajar carioca. Rio de janeiro: Organizações Simões, 1953 [1922].
NUNES, Z. C.; NUNES, R. C. Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul. 10 ed. Porto Alegre: Martins Livreiro – Editor, 2003.
NUNES, C. M.; COSTA, A. C. A variação linguística na mídia digital: uma análise do jornal Folha de S. Paulo. Leopoldianum, v. 43, n. 121, p. 105-124, 2017. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/leopoldianum/article/view/759. Acesso em: 15 jul. 2024.
ROMANO, V. P.; AGUILERA, V. A. Padrões de variação lexical na região Sul a partir dos dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 575-587, 2014. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/460/342. Acesso em: 3 mar. 2021.
ROMANO, V. P.; SEABRA, R. D.; OLIVEIRA, N. 2014. [SGVCLin] - Software para Geração e Visualização de Cartas Linguísticas. Versão 1.1. Mídia em CD-ROM e manual explicativo impresso.
ROMANO, V. P. Em busca de falares a partir de áreas lexicais no Centro-Sul do Brasil. 2015. 2v. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista (Con)Textos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.