Proposta de uma unidade didática de português língua estrangeira a partir de uma atitude interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45065Palabras clave:
Atitude interdisciplinar, português língua estrangeira, material didáticoResumen
O ensino de línguas estrangeiras tem passado por constantes mudanças, impulsionadas por debates sobre visões mais contemporâneas. Nesse contexto, destacamos que o trabalho por meio da interdisciplinaridade pode proporcionar um aprendizado integral e contextualizado. Com o objetivo de exemplificar como a atitude interdisciplinar pode ser desenvolvida na elaboração de materiais didáticos, apresentamos uma unidade de português língua estrangeira (PLE), nível intermediário, com foco em estudos na área da psicologia. Como embasamento teórico, recorremos às discussões sobre planejamento (Almeida Filho, 2013) e interdisciplinaridade (Fazenda, 2002; 2012; Retamar, 2019), além da visão de língua alinhada às reflexões sobre letramentos críticos (Jordão, 2014; Monte Mor, 2015; Duboc e Ferraz, 2018). Por fim, ressaltamos a importância de se adotar uma atitude interdisciplinar no ensino de línguas estrangeiras para se aproximar de uma visão mais contemporânea de língua e preparar alunos estrangeiros como cidadãos globais, interconectados e culturalmente sensíveis. Além disso, diante do desafio da distância entre as áreas (língua portuguesa e psicologia), verificamos a necessidade de os professores realizarem pesquisas constantes e atuarem em processo colaborativo com profissionais de outras áreas para a elaboração de materiais.
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