Proposta de uma unidade didática de português língua estrangeira a partir de uma atitude interdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45065

Palabras clave:

Atitude interdisciplinar, português língua estrangeira, material didático

Resumen

O ensino de línguas estrangeiras tem passado por constantes mudanças, impulsionadas por debates sobre visões mais contemporâneas. Nesse contexto, destacamos que o trabalho por meio da interdisciplinaridade pode proporcionar um aprendizado integral e contextualizado. Com o objetivo de exemplificar como a atitude interdisciplinar pode ser desenvolvida na elaboração de materiais didáticos, apresentamos uma unidade de português língua estrangeira (PLE), nível intermediário, com foco em estudos na área da psicologia. Como embasamento teórico, recorremos às discussões sobre planejamento (Almeida Filho, 2013) e interdisciplinaridade (Fazenda, 2002; 2012; Retamar, 2019), além da visão de língua alinhada às reflexões sobre letramentos críticos (Jordão, 2014; Monte Mor, 2015; Duboc e Ferraz, 2018). Por fim, ressaltamos a importância de se adotar uma atitude interdisciplinar no ensino de línguas estrangeiras para se aproximar de uma visão mais contemporânea de língua e preparar alunos estrangeiros como cidadãos globais, interconectados e culturalmente sensíveis. Além disso, diante do desafio da distância entre as áreas (língua portuguesa e psicologia), verificamos a necessidade de os professores realizarem pesquisas constantes e atuarem em processo colaborativo com profissionais de outras áreas para a elaboração de materiais.

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Biografía del autor/a

Emily de Carvalho Pinto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), licenciada em Letras Português/Espanhol pela mesma instituição. Atua na área de ensino e aprendizagem de português e espanhol como línguas estrangeiras.

Renata Tironi de Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), licenciada em Letras Português/Inglês e bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atua na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e é membro da diretoria da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) para o triênio 2023-2025.

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Publicado

23-12-2024