“Vou repetir para vocês entenderem”

sobre redesenho de perguntas e status epistêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.45970

Palabras clave:

Posturas epistêmicas, Cenários escolares, Fala-em-interação em sala de aula na modernidade recente, Oportunidades de aprendizagem na educação básica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a demonstração de status epistêmico de um professor, ao longo de uma sequência interacional em uma aula. Esta pesquisa se faz relevante, pois destaca como o professor redesenha a sua pergunta ao longo da interação e as implicações que isso causa para a rotina escolar. Seguindo os pressupostos metodológicos da Análise da Conversa (AC), são analisadas ações de participantes e suas posturas epistêmicas em uma sala de aula do ensino básico da rede pública em uma cidade da Grande Vitória. Com esse objetivo, nos filiamos aos conceitos de posturas epistêmicas postulados por Heritage e Raymond (2005), Heritage (2012), Lynch e Macbeth (2016). Os dados foram gerados no ano de 2018, através da pesquisa feita por Mariano (2020). Aliados aos procedimentos metodológicos da AC, realizamos uma segmentação de excertos e uma transcrição analítica (Gago, 2002; Garcez; Bulla; Loder; 2014) dos dados conforme o sistema Jefferson (1984). A partir da análise dos dados, foi possível identificar que um recorrente redesenho das perguntas, associado às respostas insistentes dos alunos se apresenta como um fator característico da fala-em-interação em sala de aula na modernidade recente.

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Biografía del autor/a

Igor José Souza Mascarenhas, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); mestre em Linguística pela mesma instituição e graduado em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Uneb.

Roberto Perobelli, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Linguística, mestre e graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Guilherme Mees Zen, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Licenciado em Letras - Português (Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa. Pesquisador na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise da Conversa e Etnometodologia. Atualmente pesquisa sobre as interações em sala de aula.

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Publicado

23-12-2024