ESQUEMATICIDADE E EMULAÇÃO

REFINANDO OS CONCEITOS DE ESQUEMA DE IMAGEM E DE METÁFORA PRIMÁRIA A PARTIR DA ABORDAGEM ECOLÓGICA DE COGNIÇÃO E LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32329

Palavras-chave:

Esquematicidade, Esquematização, Emulação, Metáfora Primária

Resumo

Um dos conceitos basilares da Linguística Cognitiva é o de esquema de imagem (ver LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987; TURNER, 1991; GIBBS; COLSTON, 1995; etc.). Frente a uma variedade quase discordante de definições para os esquemas de imagem, Grady (2005) propõe um refinamento teórico. Com o mesmo objetivo, este trabalho propõe uma definição refinada que, à luz da abordagem ecológica de cognição e linguagem (DUQUE, 2016, 2017, 2018), caracterize os esquemas como emergentes de uma relação simbiótica entre organismo e ambiente. Apresentamos os conceitos de esquematização e de esquematicidade como novos modelos para tratar dos esquemas dentro da nossa abordagem. Além disso, o nosso refinamento inevitavelmente esbarra no conceito de metáfora primária. Assim, através da hipótese da emulação (DUQUE, 2016), abordamos a metáfora primária DIFICULDADE É PESO de uma forma mais dinâmica, ao relacioná-la ao processo de esquematização. A partir da psicologia ecológica (GOLONKA; WILSON, 2016) e da Teoria Neural da Metáfora (LAKOFF, 2008), apresentamos também possíveis correlações desses processos à formação de circuitos neurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Rio Grand do Norte (UFRN); possui formação técnica em Mecatrônica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). É bolsista PIBIC-UFRN.

Ilana Souto de Medeiros, Universidade Potiguar (UnP)

Doutora e mestra em Estudos da Linguagem (linguística teórica e descritiva) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita pela UFRN e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Anhanguera (Uniderp); graduada em Letras - Língua Francesa e Literaturas pela UFRN e em Pedagogia pela Universidade Potiguar (UnP). É professora da Escola de Ciências Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades da UnP.

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduado em Letras – Português/Inglês e Literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Valença. É professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

DUQUE, P. H. A emergência do comportamento linguístico. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL, Porto Alegre, v. 14, n. 27, p. 151-172, ago., 2016.

DUQUE, P. H. De perceptos a frames: Cognição Ecológica e Linguagem. Revista Scripta, Belo Horizonte, v. 21, n. 41, p. 21-45, jan./jul. 2017.

DUQUE, P. H. Percepção, Linguagem e Construção de Sentidos: por uma abordagem ecológica da cognição. In: TENUTA, A. M.; COELHO, S. M. (Orgs.). Uma Abordagem Cognitiva da Linguagem: perspectivas teóricas e descritivas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018. p. 31-46.

EDELMAN, G.; TONONI, G. A universe of consciousness: How matter becomes imagination. New York: Basic Books, 2000.

FODOR, J.; PYLYSHYN, Z. Connectionism and Cognitive Architecture: A Critical Analysis. Cognition, v. 28, n. 1-2, p. 3-71, mar. 1998.

GALLESE, V.; LAKOFF, G. The Brain’s Concepts: The Role of the Sensory-Motor System in Conceptual Knowledge. Cognitive Neuropsychology, v. 22, n. 3-4, p. 455-479, mai. 2005.

GIBSON, J. J. The Ecological Approach to Visual Perception. 2. ed. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1986 [1979].

GIBBS, R. The Poetics of Mind: The figurative thought, language, and understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

GIBBS, R.; COLSTON, H. The cognitive psychological reality of image schemas and their transformations. Cognitive Linguistics, Berlin, v. 6, n. 4, p. 347-378, set. 1995.

GOLONKA; S.; WILSON, A. Ecological Representations. bioRxiv, Leeds, v. 2, jun. 2016.

GOPNIK, A. The Philosophical Baby: What Children’s Minds Tell Us About Truth, Love, and the Meaning of Life. London: Bodley Head, 2009.

GRADY, J. Foundations of Meaning: Primary Metaphors and Primary Scenes. 1997. 299 f. Tese (Doutorado em Filosofia da Linguística) – University of California. Berkley, 1997.

GRADY, J. Image schemas and perception: Refining a definition. In: HAMPE, B. (Ed.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005. p. 35-55.

HAMPE, B. Image schemas in Cognitive Linguistics: Introduction. In: HAMPE, B. (Eds.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005. p. 1-15.

HEBB, D. O. The Organization of Behavior: A Neuropsychological Theory. New York: Wiley, 1949.

JOHNSON, M. The body in the mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

JOHNSON, M. The philosophical significance of image schemas. In: HAMPE, B. (Ed.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005. p. 15-33.

LAKOFF, G. Women fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. 1. ed. New York: Basic Books, 1999.

LAKOFF, G. The neural theory of metaphor. In: GIBBS, R. (Ed.). The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. New York: Cambridge University Press, 2008. p.17-39.

NARAYANAN, S. Knowledge-based Action Representations for Metaphor and Aspect (KARMA). 1997. 290 f. Tese (Doutorado em Engenharia, área de Ciência da Computação) – University of California. Berkley, 1997.

TURNER, M. Reading Minds: The Study of English in the Age of Cognitive Sciences. 1. ed. Princeton: Princeton University Press, 1991.

Downloads

Publicado

30-12-2020