Ações para o ensino e aprendizagem facilitados em Botânica nas escolas do Ensino Básico

Autores

  • Jaquelina Alves Nunes Faria Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola Autor
  • Raphael de Souza Peçanha Autor

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16975

Resumo

A temática botânica vem sendo pouco notada nas escolas, dentre os motivos estão terminologias e metodologias de ensino, geralmente focadas no livro didático. Nesse contexto, herbário e laboratórios tornam-se instrumentos didáticos eficientes, possibilitando aos alunos conhecimento de uma realidade que eles não estão inseridos. Objetivou-se mostrar alternativas viáveis para ensinar e aprender botânica dentro de Ciências/Biologia na educação básica, refletindo na formação inicial dos estudantes e os colocam como agentes ativos na construção do conhecimento. O alvo foram alunos e professores das escolas de Carangola e região. Foram escolhidos temas e metodologias diferenciadas para montagem das aulas dinâmicas, com intuito de ensinar botânica de maneira diferenciada. Foram recebidos 701 alunos de nove escolas. O trabalho proporcionou melhor compreensão do conteúdo botânico e despertou consciência ambiental nos alunos. Além disso, mostrou o quanto o herbário HUEMG é importante para a região e propiciou iniciação à docência aos alunos graduandos em Biologia.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jaquelina Alves Nunes Faria, Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

    Departamento de Ciências Biológicas

    Univeresidade do Estado de Minas Gerais Unidade Carangola

Downloads

Publicado

04-02-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ações para o ensino e aprendizagem facilitados em Botânica nas escolas do Ensino Básico. (2019). Revista Guará, 6(10). https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.16975