Formação docente em Artes

utopias e distopias no Sul e Extremo Sul da Bahia

Autores/as

  • Clarissa Santos Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gessé Almeida Araújo Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Tássio Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i7.36153

Resumen

O presente trabalho discute a formação de professoras/es de Artes tendo como ponto central de investigação a experiência de ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Parte-se de uma análise de dados coletados junto ao Observatório do Plano da Nacional da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e outras bases, a partir dos quais observa-se as disparidades entre a formação e a área de atuação de docentes de Artes no Brasil e na Bahia. Reflete-se acerca dos desafios em torno da ampliação do acesso a habilitação específica neste campo do conhecimento, com foco nas ações, cursos e pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFSB. Entre utopias e distopias inerentes ao debate político sobre os campos das Artes e do contexto educacional, traça-se um panorama sobre a formação docente em Artes no contexto do Sul e Extremo Sul da Bahia. Este trabalho pretende ser uma contribuição ao campo das Pedagogias das Artes, lançando perspectivas de mobilização em um contexto periférico e de enorme carência de ações nesta área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarissa Santos Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Desenvolve pesquisas nas áreas de Artes Visuais, Formação de Professores e Ensino de Arte. Possui Mestrado em Artes Visuais (Udesc), Especialização em Artes Híbridas (UTFPR), Bacharelado em Arte e Mídia (UFCG) e Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano). Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro), atuando como coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias (CSC/Porto Seguro).

Gessé Almeida Araújo, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor, ator e pesquisador. Doutor e mestre em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA); graduação em Licenciatura em Teatro (UFBA). Investiga os contextos formativos, bem como o acesso à formação inicial e continuada de professores/as de Teatro da educação básica pública. É professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (CPF/Teixeira de Freitas).

Tássio Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Multiartista da cena. Desenvolve pesquisas acerca da Lei 10.639/03, Pedagogias Negrodiaspóricas para formação docente em Artes, Culturas Africanas e Afro-Brasileiras, Performance Negra e o Candomblé Congo-Angola como estratégia de ensino das Artes Cênicas. É Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, Pós-graduação em Arte na Educação pela FAAC, Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro/UFBA. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (CSC/Porto Seguro), Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC).

Publicado

19-11-2021