Ensino de ciências da natureza na educação do campo:
abordagens em programas de mestrado profissional no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i21.46565Palabras clave:
aprendizagem significativa, escola, saberes, contextualização, produtos educacionaisResumen
O ensino de ciências da natureza na educação do campo, tem possibilitado novas discussões com relação à contextualização dos conteúdos atrelados a realidade dos estudantes camponeses. Algumas dessas discussões estão vinculadas a pesquisas em programas de pós-graduação, sendo estes, um novo espaço para a divulgação dessa temática. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão de literatura de produções de mestrado profissional na área de ensino com a temática em educação do campo e ensino de ciências nas universidades públicas do estado do Pará. A pesquisa apresenta-se como descritiva a partir dos objetivos propostos, possuindo uma abordagem qualiquantitativa. Como procedimento de pesquisa foi selecionada a revisão bibliográfica e pesquisa em bases online de cinco universidades públicas. Em síntese, foram encontradas apenas seis publicações com a temática abordada. O mestrado profissional por ser um importante espaço acadêmico para a produção e disseminação dos estudos sobre educação do campo e ensino de ciências, está a caminho de se consolidar como mais um espaço de reflexão e discussão deste contexto educacional no Pará. As produções encontradas devem servir de motivação para que as discussões se propaguem, principalmente com propostas estratégicas e formativas.
Descargas
Citas
BARREIRA, J. S. Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: Uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo / Jonas Souza Barreira. -2020.
CALDEIRA, T. M. das N. Formação de Professores na Amazônia Paraense: práticas significativas no Ensino de Ciências da Natureza em Classes Multisseriadas / Thays Maria das Neves Caldeira; orientação de Jacirene Vasconcelos de Albuquerque. - Belém, 2022.
CAMPOS JUNIOR, J. T. de. O ensino em história na educação do campo durante a pandemia 2020/2021/ João Thomaz de Campos Junior. – 2022 vi, 120 f.il. color.
CHASSOT, A. Para quem é útil o ensino. Canoas: Editora Ulbra (2004).
CRUZ, V. A. da S, 1979- Ciências da vida e da natureza: proposta de ensino para as classes multisseriadas/ Vanessa Aparecida da Silva Cruz. - Belo Horizonte, 2016. 98 f, enc.
FERNADES, B. M., & Ceroli, P. R. (2011). Primeira Conferência Nacional “Por Uma Educação Básica do Campo”. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 54-80). Petrópolis, RJ: Vozes.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Aspectos da população do Pará"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-populacao-para.htm. Acesso em 16 de setembro de 2024.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GONDIM, M. S. C.; MÓL, G. S. Interlocução entre os saberes: relações entre os saberes populares de artesãs do Triângulo Mineiro e o ensino de ciências. In Anais do VII Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC. (2009)
KATO, D. S.; KAWASAKI, C. S. As Concepções De Contextualização Do Ensino Em Documentos Curriculares Oficiais E De Professores De Ciências. Ciência & Educação. (2011).
LEITE, P. T. P. Saberes e práticas reveladas pelos professores de ciências da educação do campo: um processo de formação continuada colaborativa na região amazônica maranhense/Pedro Tiago Pereira Leite: orientadora Inês Trevisan. Belém. – 2022.
LEONEL, R. dos S. Formação de Professores(as) da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais. 2024. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2024.
LIMA, M. E. C.; SANTOS, M. L. B.; PAULA, H. F. Ciências da Vida e da Natureza no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: MARTINS, A. A.; ROCHA, M. I. A. (Orgs.). Educação do Campo: Desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 107-118.
MARCONDES, R.; DA SILVA, S. L. R. O protocolo Prisma 2020 como uma possibilidade de roteiro para revisão sistemática em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 18, n. 39, p. 1-19, 2022.
MAUÉS, R. da C. da S. Sistemas de Manejo em Açaizais Nativos Praticados por Comunidades Ribeirinhas na ilha Maracapucu Palmar, Abaetetuba - Pará - Brasil / Raimundo da Conceição da Silva Maués. — 2019. 135 f.: il. color. Orientador(a): Prof.ª. Dra. Solana Meneghel Boschilia Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
MELO, R. J. de; ADAMS, F. W.; NUNES, S. M. T. Concepções da importância do Ensino de Ciências na educação básica por licenciandos de um curso de Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e7240-e7240, 2020.
MINAYO, M. C. De S.; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de investigação qualitativa. Revista Lusófona de Educação, n. 40, p. 11-25, 2018.
PARENTE, A. de J. A. T. Vivências e Resistências Amazônicas Ribeirinhas: formação de professores de ciências através de ciclos reflexivos colaborativos para compreensão dos saberes tradicionais. 2024. p. 103 (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2024.
PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio: Docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020.
ROCHA, A. P. S. da C. Práticas de agricultura e o ensino de química: uma proposta freireana articulada a abordagens CTS / Ana Paula Silva da Cunha Rocha; orientadora, Lucicléia Pereira da Silva. – Belém-PA, 2024. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia. 2024.
SANTOS, J. R. dos. Educação do Campo, multisseriação e formação de professores. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 4, p. e3834, 2019.
SILVA JÚNIOR, F. L. C. da. História e educação do campo: as possibilidades para o ensino de história. / Fernando Luis Couto da Silva Júnior. - 2022. 157 fil. color.
SOUZA, W. K. A.; LOPES, R. A.; MORAES, V. C.; RODRIGUES, M. A. O. (2018). Apontamentos sobre a Educação do Campo em Colorado do Oeste/Rondônia: notas de um camponês letrado. Revista Brasileira de Educação Campo, 3(1), 313-332.
ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Artmed Editora, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Danrley Ferreira Moraes, Alcindo da Silva Martins Júnior, Bianca Venturieri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.