Conhecimentos e significados da morte para discentes de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.19965Palavras-chave:
Morte, Estudantes de Enfermagem, Atitude frente à Morte, EnfermagemResumo
Introdução: O tema morte ainda é pouco discutido durante os Cursos de Graduação na área da saúde, tanto na teoria quanto na prática, visto que a matriz curricular não contempla de forma satisfatória esse assunto no preparo do futuro profissional pelo fato de enfatizar a vida e mitigar a morte. Objetivo: Pesquisa de natureza qualitativa com o objetivo de compreender o significado da morte para os discentes de enfermagem. Métodos: O cenário foi a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, contando com 10 discentes do Curso de Graduação em Enfermagem do oitavo período do curso, no período em março e abril de 2015. Por meio de entrevista aberta, os depoimentos foram gravados e transcritos, sendo as falas agrupadas por proximidade de significados. Resultados: A análise compreensiva dos depoimentos permitiu a elaboração de duas unidades: o conhecimento sobre a morte e o significado da morte. Evidenciou-se que os acadêmicos de enfermagem carregam consigo as questões religiosas muito presentes na sua vivência e ainda as demais questões como a biológica e a angústia, bem como não se sentem preparados para lidar com a morte sob o contexto epistemológico. Conclusão: Faz-se necessário, portanto que os acadêmicos de Enfermagem sejam estimulados a buscarem mais conhecimentos sobre o tema visando alcançar maior segurança e melhor compreensão e percepção da morte.
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