Tecnologias educativas de enfermagem para o autocuidado de pessoas com estomia intestinal de eliminação

evidências científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v26i1.43681

Palavras-chave:

Estomia, Autocuidado, Intervenção, Tecnologia, Enfermagem

Resumo

Introdução: As estomias intestinais de eliminação podem ser compreendidas como condições crônicas, as quais demandam a necessidade de autocuidado. A promoção deste autocuidado pode ser realizada por meio das tecnologias educativas. Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre as tecnologias educativas de enfermagem para o autocuidado de pessoas com estomia intestinal de eliminação. Métodos: Revisão integrativa, realizada em maio de 2024 via Portal Periódicos Capes com acesso ao CAFe, na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Scientific Electronic Library Online e EMBASE. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados dez artigos. Resultados: As principais tecnologias encontradas nos artigos foram as mídias digitais, como plataformas, software e aplicativos, seguido das cartilhas/guias impressos, e vídeos. Como limitador dessas tecnologias, destaca-se, o alcance às pessoas analfabetas e com deficiências auditivas e/ou visuais. Conclusão: Evidencia-se o predomínio de estratégias por meio de tecnologias educativas que envolvem recursos tecnológicos, que visam promover a saúde, desenvolver habilidades das pessoas e profissionais da saúde, gerar autoconfiança e prevenir complicações, fatores que favorecem a autonomia da pessoa com estomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Gonzaga AC, Almeida AKA, Araújo KOP, Borges EL, Pires Junior JF. Perfil de crianças e adultos com estomia intestinal do centro de referência da Bahia-Brasil. Estima: Braz. J. Enterostomal Ther, 2020;18:e0520.

Berti-Hearn L, Elliott B. Colostomy care: a guide for home care clinicians. Home healthcare now, 2019;37(2):68-78.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção Especializada em Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Guia de atenção à saúde da pessoa com estomia. Brasília: Ministério da Saúde; 2021.

Simon BS. Fortalecendo-se para seguir a vida: experiência de famílias ao conviver com familiar adulto com estomia por câncer intestinal. [Tese de Doutorado]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2020. 168 p.

Orem DE. Nursing. Concepts of practice. 4ª ed. Saint Louis, Mosby, 1991.

Paczek RS, Engelmann AI, Perini GP, Aguiar de GPS, Duarte ERM. Perfil de usuários e motivos da consulta de enfermagem em estomaterapia. Rev. Enferm UFPE, 2020;14.

Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti RN, Ferraz F. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Rev Lat Am Enferm, 2005;13(3):344-53.

Nietsche EA, Salbego C, Lacerda MR. Praxis and technological development in nursing. Rev. Enferm. UFSM, 2021;11(e1):1-3.

Dalmolin A, Dallabrida G, Gomes E, Santos E, Rossato G, Girardon-Perlini N. Implementação de tecnologia educativa para alta hospitalar de paciente com estoma: relato de experiência. RBEU, 2020;11(3):389-96.

De Paula CC, Padoin SMM, Galvão CM. Revisão integrativa como ferramenta para tomada de decisão na prática de saúde. In: Lacerda MR, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá; 2016;51-76.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 3ª ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health; 2015.

Cavalcante JI, Xavier SPL, Cabral JFF, Viana MCA, Cavalcante EGR. Tecnologias em saúde para a promoção do autocuidado em pacientes com hanseníase: explorando evidências científicas. Rev. Baiana Enferm, 2020;33.

Silva IP, Sena JF, Lucena SKP, Xavier SSM, Mesquita SKC, Silva VGF, Costa IKF. Autocuidado de pessoas com estomias intestinais: implicações para o cuidado de Enfermagem. REME Rev Min Enferm, 2022;26:e-1425.

Lumini MJ, Fernandes C, Sousa MR. Recursos tecnológicos como estratégias para o autocuidado. In: Escola Superior de Enfermagem do Porto, Autocuidado: um foco central da enfermagem, 2021:99-110.

Silva IP, Diniz IV, Freitas LS, Salvador PTCO, Sonobe HM, Mesquita SKC et al. Desenvolvimento de aplicativo móvel para apoiar o autocuidado de pessoas com estomias intestinais. Rev. Rene, 2023;24:e81790.

Lemos ACG, Albergaria AKA, Araújo KP, Borges EL, Junior JFP. Aspectos clínicos e epidemiológicos de crianças e adultos com estomia intestinal do centro de referência Bahia-Brasil. Estima: Braz. J. Enterostomal Ther, 2020;18.

Sena JF, Silva IP, Lucena SP, Oliveira ACS, Costa IKF. Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2020;28:e3269.

Sá JS, Santana MDO, Santos MG, Benedito JCS, Teston EF. Tecnologias educacionais utilizadas para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa Rev Bras Enferm, 2023;76(Suppl 4):e20230049.

Sasaki VDM, Teles AAS, Silva NM, Russo TMS, Pantoni LA, Aguiar JC et al. Self-care of people with intestinal ostomy: beyond the procedural towards rehabilitation. Rev Bras Enferm, 2021;74(1):e20200088.

Downloads

Publicado

02.08.2024

Como Citar

1.
Menegassi D, Pötter Garcia R, Harter J, Dalmolin A, Silveira Cardoso L, Sodré Simon B. Tecnologias educativas de enfermagem para o autocuidado de pessoas com estomia intestinal de eliminação: evidências científicas . RBPS [Internet]. 2º de agosto de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];26(1):e43681. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/43681

Edição

Seção

Artigos de Revisão