Atuação do projeto de extensão artistas do cuidar: relato de experiência

Autores

  • JOSÉ GERFESON ALVES UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) https://orcid.org/0000-0003-0364-3151
  • Agna Teixeira Braga Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Kelly Suianne de Oliveira Lima Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Karina Ellen Alves de Albuquerque Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Giliarde Andrade Silva Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Francisco Welington Cavalcante da Silva Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Milena Silva Ferreira Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Reilanne Santana Sousa Leite Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Claudenisa Mara de Araújo Vieira Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Isabela Rocha Siebra Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.34977

Palavras-chave:

Enfermagem, Humanização da Assistência, Hospitalização, Terapia pela Arte

Resumo

Introdução: O ambiente hospitalar consiste em um espaço de cura e reabilitação, entretanto, está diretamente associado ao estigma da dor e sofrimento ocasionado pela internação. Assim, a terapia com palhaços pode contribuir para amenizar a tensão existente nesse cenário. Objetivo: Relatar a atuação do projeto de extensão Artistas do Cuidar: Arte, Riso e Olhar. Métodos: Relato de experiência, de carácter descritivo que aborda os principais aspectos da atuação do projeto de extensão Artistas do Cuidar. O projeto existe desde 2007, na Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu, e conta com a participação de 27 membros. Resultados: Os membros do projeto utilizam as características do palhaço para desenvolver ações no ambiente hospitalar, utilizando estratégias que variam dependendo de cada paciente, situação clínica e acompanhante. Ainda, realizam participações em eventos que ocorrem em forma de acolhidas e/ou peças teatrais. Mesmo diante de desafios e percalços, o projeto permanece com a sua atuação, com o seu intuito de promover a alegria através do riso e do lúdico para melhorar as ações de cuidado à saúde na área da enfermagem e amenizar a vivência da hospitalização. Assim, destaca-se a sensibilização que o projeto proporciona ao estudante, trazendo uma nova perspectiva para sua formação. Conclusão: O projeto influencia de forma positiva no que se refere ao bem-estar dos pacientes internados na unidade hospitalar, assim como, dos membros da equipe de enfermagem. Ainda, atinge positivamente os estudantes e o público que tem a oportunidade de assistir às suas apresentações.

Downloads

Biografia do Autor

  • JOSÉ GERFESON ALVES, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)

    Atualmente graduando do 10º Período do Curso de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri (URCA). Participante do Grupo de pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN); membro do Projeto de Extensão Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador da Universidade e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: Violência Obstétrica no Trabalho de Parto e Parto Institucionalizado.

  • Agna Teixeira Braga, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Acadêmica do 9º semestre do curso bacharelado em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA); participante do Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI); extensionista voluntária do projeto Consultório de Enfermagem em Ginecologia: protagonismo e inovação em saúde sexual e reprodutiva e Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador da universidade e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: História oral de mulheres que vivem com HIV/AIDS.

  • Kelly Suianne de Oliveira Lima, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Cardiovascular e Cerebrovascular (GEPESCC). Membro do Projeto de Extensão Educação em Saúde e Sexualidade, do Projeto de Extensão Artistas do Cuidar e do Projeto Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador na universidade. Monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Técnica em enfermagem pela EEEP Alfredo Nunes de Melo.

  • Karina Ellen Alves de Albuquerque, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Cardiovascular e Cerebrovascular (GEPESCC). Técnica em enfermagem pela EEEP Alfredo Nunes de Melo.

  • Giliarde Andrade Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Graduando do VI semestre do curso de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Unidade Descentralizada de Iguatu (UDI). Membro dos Projetos de Extensão Artistas do Cuidar e Educação em Saúde e Sexualidade.e do Grupo de Pesquisas Clínicas, Cuidado e Gestão de Saúde (GPCLIN).

  • Francisco Welington Cavalcante da Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Francisco Welington Cavalcante da Silva, natural da cidade de Mauriti-CE; Técnico em Informática formado pelo E-Jovem (Projeto do Governo do Estado do Ceará); Técnico em Enfermagem, formado pelo Centro Educacional Lacerda - CELL; Acadêmico no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Regional do Cariri - URCA. (TRANCADO); Acadêmico no curso de Bacharel em Enfermagem, pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Membro do Centro Acadêmico de Enfermagem, Unidade Descentralizada de Iguatu-CE; Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Hematologia ? GPCLIN; Membro Extensionista Voluntário da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde (LACES). Membro Extensionista e Bolsista do projeto: Ordem Dos Promotores De Saúde: Desenvolvendo Competências Para Promoção Da Saúde Nos Territórios.

  • Milena Silva Ferreira, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Estudante de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

  • Reilanne Santana Sousa Leite, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Enfermeira

  • Claudenisa Mara de Araújo Vieira , Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Enfermeira, Especialista e Mestre em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA\UDI). Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC). Área de interesse de estudo e atuação: Saúde da Criança e Materno-Infantil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0638-9750. E-mail para contato: mara28araujo@hotmail.com.

  • Isabela Rocha Siebra, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

    Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, possui graduação em Enfermagem pela Unileão (2011) e especialização em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos - FIP. Docente temporária do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA, Unidade Descentralizada Iguatu, atualmente a frente da coordenação e foi Enfermeira da empresa de calçados Grendene S/A Filial 06 Unidade Crato. Atuando principalmente nos temas relacionados à Políticas de Saúde à Pessoa com Deficiência, Saúde Mental, Terapias Complementares e Alternativas, Enfermagem do Trabalho e Educação em Saúde. Atualmente à frente do projeto de extensão Artistas do Cuidar, professora coordenadora do projeto Musicagem e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - Unidade Descentralizada do Iguatu.

Referências

Cruz DD. A inserção do palhaço no ambiente hospitalar: experiências de um projeto de extensão. Rev. em Extensão [internet]. jul. 2016 [Acesso em: 4 dez. 2020];15(1):133- 40. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REE.

Melo VS. Ludicidade e humanização da assistência em saúde: experiências do Projeto Resgatar. Rev. Portal: Saúde e Socied. [internet]. 2020 [Acesso em: 5 jun. 2020];5(2):1477-84. Disponível em: https://doi. org/10.28998/rpss.v5i2.10063.

Rossi I, Batigália F, Júnior R. Palhaçoterapia: alteração do perfil álgico e emocional de pacientes geriátricos hospitalizados. Arq. Ciênc. Saúde [internet]. 2016 [Acesso em: 5 jun. 2020];23(3):17-21. Disponível em: https://doi. org/10.17696/2318-3691.23.3.2016.415.

Sommerhalder A, Lino AM, Nicolielo ME. Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas. CONJECTURA: filos. e edu. [internet]. 2019 [Acesso em: 5 jun. 2020];24: p.019028. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21784612.V24. E019028.

Catapan SC, Oliveira WF, Rotta TM. Palhaçoterapia em ambiente hospitalar: uma revisão de literatura. Ciênc. Saúde Coletiva [internet]. set. 2019 [Acesso em: 4 dez. 2020];24(9):3417-29. Disponível em: https://doi. org/10.1590/1413-81232018249.22832017.

Amorim KP, Bedaque HP. A Percepção dos estudantes de Medicina sobre a influência do Mediarte na educação médica. Rev. Brasil. Edu. Médica, 2018;42(2), 54-62.

Serrato VS, Souza PB, Silva KV, Pedroso G, Siqueira EN, Kronbauer GA. O corpo e a experiência de ser palhaço no contexto hospitalar. Anais da III SIEPE - Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. 24 a 26 de setembro de 2013, UNICENTRO, Guarapuava - PR, ISSN - 2236- 7098.

Wayhs GD, Sei MB. A formação do profissional da saúde e o “ser palhaço” como recurso humanizador. Arch Health Invest. 2016. 7 Sim Saúde - Simpósio em Saúde 2016.

Bolorino N, Reghin JR, Prezotto KH, Botolato-Major, C. Percepção dos alunos da disciplina ludicoterapia sobre o cuidado lúdico: uma pesquisa-ação. Res., Soc. and Develop, 2020;9(12):e28191211038-e28191211038.

Freitas AN, André LFS, Roniele RS, Clarice FO, Alessandra MP, Braulio NO. A prática da terapia do riso na atenção hospitalar: reflexões a partir da vivência interdisciplinar. Rev. Polít. Públicas, 2013;12(1),54-8.

Nobrega JN, Nascimento JW, Brito MA; Miranda LS; Araújo MZ. Educação e saúde: crianças hospitalizadas são beneficiadas com a risoterapia. Congresso Nacional de Práticas Educativas; 28 a 30 de setembro de 2017. Campina Grande: COPRECIS, 2017.

Brito CM, Silveira R, Mendonça DB, Joaquim RH. O humor e o riso na promoção de saúde: uma experiência de inserção do palhaço na estratégia de saúde da família. Ciênc. Saúde Colet [internet]. fev. 2016. [Acesso em: 12 out. 2020];21(2):553-62. Disponível em: https://doi. org/10.1590/1413-81232015212.00982015.

Lemos AC. A utilização da risoterapia na assistência de enfermagem ao idoso institucionalizado [internet]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; 2015 [Acesso em: 4 dez. 2020]. Disponível em: encurtador. com.br/kwT03.

Castro EM, Aguiar RS. Risoterapia: rir é o melhor remédio? Brazilian Journal of Health Review [internet]. 2019 [Acesso em: 4 dez. 2020];3(1):785-96. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n1-062.

Downloads

Publicado

06.03.2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Atuação do projeto de extensão artistas do cuidar: relato de experiência. RBPS [Internet]. 6º de março de 2023 [citado 7º de julho de 2025];24(2):111-7. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/34977

Artigos Semelhantes

1-10 de 1111

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.