Performance of the artists of caring extension project: experience report

Authors

  • José Gerfeson Alves UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) https://orcid.org/0000-0003-0364-3151
  • Agna Teixeira Braga Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Kelly Suianne de Oliveira Lima Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Karina Ellen Alves de Albuquerque Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Giliarde Andrade Silva Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Francisco Welington Cavalcante da Silva Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Milena Silva Ferreira Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Reilanne Santana Sousa Leite Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Claudenisa Mara de Araújo Vieira Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.
  • Isabela Rocha Siebra Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v24i2.34977

Keywords:

Nursing, Humanization of Assistance, Hospitalization, Art Therapy

Abstract

Introduction:
The hospital environment is a space for healing and rehabilitation, however, it is directly associated with the stigma of pain and suffering caused by hospitalization. Thus, therapy with clowns can contribute to alleviate the tension that exists in this scenario. Objective: To report the performance of the extension project Artistas do Caring: Art, Laughter and Looking. Methods: Descriptive experience report that addresses the main aspects of the work of the Artistas do Caring extension project. The project has existed since 2007 at the Regional University of Cariri, Decentralized Unit of Iguatu, and has 27 members. Results: Project members use the clown’s characteristics to develop actions in the hospital environment, using strategies that vary depending on each patient, clinical situation and companion. They also participate in events that take place in the form of welcomes and/or plays. Even in the face of challenges and setbacks, the project remains with its performance, with the aim of promoting joy through laughter and playfulness to improve health care actions in the nursing area and ease the experience of hospitalization. Thus, the awareness that the project provides to the student stands out, bringing a new perspective to their education. Conclusion: The project positively influences the well-being of patients admitted to the hospital unit, as well as the members of the nursing team. Furthermore, it positively reaches students and the public who have the opportunity to watch its presentations.

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Author Biographies

José Gerfeson Alves, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)

Atualmente graduando do 10º Período do Curso de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri (URCA). Participante do Grupo de pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN); membro do Projeto de Extensão Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador da Universidade e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: Violência Obstétrica no Trabalho de Parto e Parto Institucionalizado.

Agna Teixeira Braga, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Acadêmica do 9º semestre do curso bacharelado em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA); participante do Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Diversidade Sexual e Inclusão (GPESGDI); extensionista voluntária do projeto Consultório de Enfermagem em Ginecologia: protagonismo e inovação em saúde sexual e reprodutiva e Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador da universidade e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: História oral de mulheres que vivem com HIV/AIDS.

Kelly Suianne de Oliveira Lima, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Cardiovascular e Cerebrovascular (GEPESCC). Membro do Projeto de Extensão Educação em Saúde e Sexualidade, do Projeto de Extensão Artistas do Cuidar e do Projeto Educação para o Cuidado Seguro: o papel (trans)formador na universidade. Monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica. Técnica em enfermagem pela EEEP Alfredo Nunes de Melo.

Karina Ellen Alves de Albuquerque, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Bacharelanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Iguatu, Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Cardiovascular e Cerebrovascular (GEPESCC). Técnica em enfermagem pela EEEP Alfredo Nunes de Melo.

Giliarde Andrade Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Graduando do VI semestre do curso de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Unidade Descentralizada de Iguatu (UDI). Membro dos Projetos de Extensão Artistas do Cuidar e Educação em Saúde e Sexualidade.e do Grupo de Pesquisas Clínicas, Cuidado e Gestão de Saúde (GPCLIN).

Francisco Welington Cavalcante da Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Francisco Welington Cavalcante da Silva, natural da cidade de Mauriti-CE; Técnico em Informática formado pelo E-Jovem (Projeto do Governo do Estado do Ceará); Técnico em Enfermagem, formado pelo Centro Educacional Lacerda - CELL; Acadêmico no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Regional do Cariri - URCA. (TRANCADO); Acadêmico no curso de Bacharel em Enfermagem, pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Membro do Centro Acadêmico de Enfermagem, Unidade Descentralizada de Iguatu-CE; Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Hematologia ? GPCLIN; Membro Extensionista Voluntário da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde (LACES). Membro Extensionista e Bolsista do projeto: Ordem Dos Promotores De Saúde: Desenvolvendo Competências Para Promoção Da Saúde Nos Territórios.

Milena Silva Ferreira, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Estudante de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Reilanne Santana Sousa Leite, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Enfermeira

Claudenisa Mara de Araújo Vieira, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Enfermeira, Especialista e Mestre em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA\UDI). Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC). Área de interesse de estudo e atuação: Saúde da Criança e Materno-Infantil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0638-9750. E-mail para contato: mara28araujo@hotmail.com.

Isabela Rocha Siebra, Universidade Regional do Cariri – URCA, Iguatu, CE.

Mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, possui graduação em Enfermagem pela Unileão (2011) e especialização em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos - FIP. Docente temporária do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA, Unidade Descentralizada Iguatu, atualmente a frente da coordenação e foi Enfermeira da empresa de calçados Grendene S/A Filial 06 Unidade Crato. Atuando principalmente nos temas relacionados à Políticas de Saúde à Pessoa com Deficiência, Saúde Mental, Terapias Complementares e Alternativas, Enfermagem do Trabalho e Educação em Saúde. Atualmente à frente do projeto de extensão Artistas do Cuidar, professora coordenadora do projeto Musicagem e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - Unidade Descentralizada do Iguatu.

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Published

2023-03-06

How to Cite

1.
Alves JG, Braga AT, Lima KS de O, Albuquerque KEA de, Silva GA, Silva FWC da, et al. Performance of the artists of caring extension project: experience report. RBPS [Internet]. 2023 Mar. 6 [cited 2024 Nov. 24];24(2):111-7. Available from: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/34977

Issue

Section

Relatos de Experiência