Violência

um problema de saúde pública

Autores/as

  • Franciéle Marabotti Costa Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edleusa Gomes Ferreira Cupertino Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo
  • Solange Drumond Lanna Secretaria Municipal de Saúde de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_1.48236

Palabras clave:

Violência, Saúde Pública, Direitos Humanos

Resumen

A violência é uma violação dos Direitos Humanos, sendo um fenômeno sócio histórico que acompanha toda a experiência da humanidade. Esse agravo é uma questão de saúde pública que afeta um número elevado de pessoas, grupos e populações, impactando negativamente, na saúde individual e coletiva com aumento da mortalidade, sequelas físicas e emocionais. Segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), o setor saúde constitui o cenário para onde convergem os resultados das violências, seja nos serviços de urgência, atenção especializada, reabilitação física, psicológica e/ou assistência social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Violencia y salud: resolución no XIX. Washington, DC: OPAS; 1994.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências: Portaria MS/GM nº 737, de 16 de maio de 2001. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2001.

Krug EG, et al. World report on violence and health. Geneva: World Health Organization; 2002.

Publicado

14-04-2025

Número

Sección

Editorial

Cómo citar

1.
Violência: um problema de saúde pública. RBPS [Internet]. 2025 Apr. 14 [cited 2025 Dec. 24];27(supl_1):9-10. Available from: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/48236

Artículos similares

1-10 de 570

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.