Fronteiras do cristianismo em Alexandria
considerações a partir do episódio da querela da Páscoa, final do século II d.C.
DOI :
https://doi.org/10.29327/2345891.11.22-14Mots-clés :
Fronteiras sociais, Alexandria, Cristianismo antigoRésumé
O final do século II d.C. assistiu a um dos primeiros debates entre bispos cristãos de diferentes partes do Mediterrâneo acerca de um mesmo tema. Ainda que se restringindo a uma discussão por cartas, a querela acerca da datação da Páscoa cristã em contraposição à festa judaica costuma ser apontada como um exemplo da diversidade e do confronto entre grupos sociais que, em tese, partilhavam de uma mesma tendência cristã. Pouco notada, no entanto, é a escassez de informações acerca da participação dos cristãos de Alexandria nesse debate. O presente artigo sugere que tal escassez não é casual, mas sim reveladora de como as relações sociais internas aos grupos cristãos de Alexandria se davam de forma diversa em comparação com centros urbanos de outras regiões do Império Romano no mesmo período. Para isso, utilizaremos como principal fonte a História Eclesiástica, de Eusébio de Cesareia.
Téléchargements
Références
Documentação textual
BÍBLIA. Novo Testamento: Apóstolos. Epístolas. Apocalipse. Traduzido do grego, apresentação e notas por Frederico Lourenço. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. v. 2.
CIPRIANO DE CARTAGO. Obras completas II. Tradução de Luciano Bastos. São Paulo: Paulus, 2020.
CLEMENTE DE ALEXANDRIA. Le pédagogue. Traduit par Marguerite Harl. Paris: Éditions du Cerf, 1965.
CLEMENTE DE ALEXANDRIA. Les Stromates. Traduit par Alan Le Boulluec. Paris: Éditions du Cerf, 1981.
COPTIC GNOSTIC LIBRARY: a complete edition of the Nag Hammadi Codices. Edited by James Robinson. Leiden: Brill, 2000. v. 1.
EUSEBIO DE CESAREIA. Histoire Ecclésiastique II. Traduit par Gustave Bardy. Paris: Éditions du Cerf, 1955.
IRINEU DE LYON. Contra as Heresias. Tradução de Lourenço Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
JUSTINO DE ROMA. I e II Apologias, Diálogo com Trifão. São Paulo: Paulus, 1995.
ORÍGENES. Homélies sur S. Luc. Paris: Éditions du Cerf, 2011.
ORIGENES. Tratado sobre os princípios. São Paulo: Paulus, 2012.
TERTULIANUS. Against Valentinians. New York: Cosimo Classics, 2007. 3 v.
Obras de apoio
ADLER, W. Early Christian historians and historiography. In: HARVEY, S. A.; HUNTER, D. G. (ed.). The Oxford Handbook of Early Christian Studies. Oxford: Oxford University Press, 2008.
ALIKIN, V. A. The Earliest History of Christian gathering: origin, development and content of the Christian gathering in the first to third centuries. Leiden: Brill, 2010.
ATTRIDGE, H. W.; MACRAE, G. W. The Gospel of Truth. In: ATTRIDGE, H. W. (ed..). Nag Hammadi Codex I (The Jung Codex): notes. Leiden: Brill, 1985.
BASLEZ, M.-F. Les premiers bâtisseurs de l’Église: correspondances épiscopales, Iie-IIIe siècles. Paris: Fayard, 2016.
BAUER, W. Orthodoxie et hérésie aux débuts du christianisme. Paris: Éditions du Cerf, 2009.
BRENT, A. Ignatius of Antioch: a martyr bishop and the origin of episcopacy. London; New York: T & T Clark, 2009.
BURTCHAELL, J. T. From synagogue to church: public services and offices in the earliest Christian communities. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
CARRIKER, A. J. The library of Eusebius of Caesarea. Leiden: Brill, 2003.
CHOAT, M. et all. The world of the Nile. In: TABBERNEE, W. (ed.). Early Christianity in contexts: an exploration across cultures and continents. Grand Rapids: Baker Academic, 2014.
DESTRO, A.; PESCE, M. Formas culturais do cristianismo nascente. Aparecida: Santuário, 2010.
DUNDERBERG, I. The school of Valentinus. In: MARJANEN, A.; LUOMANEN, P. (ed.). A Companion to second century Christian “heretics”. Leiden: Brill, 2008.
FOUCAULT, M. L’ordre du discours. Paris: Gallimard, 1971.
GUARINELLO, N. L. Ordem, integração e fronteiras no Império Romano: um ensaio. Mare Nostrum, v. 1, n. 1, p. 113-127.
HANSON, R. P. C. The search for the Christian doctrine of God: the Arian controversy, 318-381. Grand Rapids: Baker Academic, 2005.
HARKER, A. The Jews in Roman Egypt. In: RIGGS, C. (ed.). The Oxford Handbook of Roman Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2012, p. 277-287.
HEINE, R. E. Origen: scholarship in the service of the Church. Oxford: Oxford University Press, 2010.
JACOB, C. Bibliothèque, livre, texte: formes de l’érudition rine. In: PERRONE, L. Origeniana Octava: Origen and the Alexandrian tradition. Peeters: Leuven, 2003.
KOESTER, H. Introdução ao Novo Testamento: história e literatura do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005.
LIEU, J. Christian identity in the Jewish and Graeco-Roman World. Oxford: Oxford University Press, 2004.
MALKIN, I. A small Greek World: networks in the Ancient Mediterranean. Oxford: Oxford University Press, 2011.
MCCREADY, W. O. Ekklesia and voluntary associations. In: KLOPPENBORG, J. S.; WILSON, S. G. (ed.). Voluntary associations in the Graeco-Roman World. London; New York: Routledge, 1996.
MEEKS, W. A. Os primeiros cristãos urbanos: o mundo social do apóstolo Paulo. Santo André: Academia Cristã; Paulus, 2011.
MOMIGLIANO, A. As raízes clássicas da historiografia moderna. Bauru: Edusc, 1990.
MORESCHINI, C. História da filosofia patrística. São Paulo: Loyola, 2008.
MURPHY-O’CONNOR, J. Primeira Carta aos Coríntios. In: BROWN, R. E., FITZMYER, J. A.; MURPHY, R. E. (org.). Novo comentário Bíblico São Jerônimo: Novo Testamento e artigos sistemáticos. Santo André; São Paulo: Academia Cristã; Paulus, 2011.
PEARSON, B. A. Basilides the Gnostic. In: MARJANEN, A.; LUOMANEN, P. (ed.). A Companion to second century Christian “heretics”. Leiden: Brill, 2008.
PEARSON, B. A. Gnosticism and Christianity in Roman and Coptic Egypt. New York; London: T&T Clark, 2004.
ROUWHORST, G. Liturgy in the authority of the Apostles. In: HILHORST, A. (ed.). The Apostolic Age in patristic thought. Leiden: Brill, 2004.
SELVATICI, M. Judeus helenistas cristãos e judeus helenistas não cristãos: o problema étnico no livro de Atos dos Apóstolos. In: NOGUEIRA, P. A. de S.; FUNARI, P. P. A.; COLLINS, J. J. (ed.). Identidades fluidas no judaísmo antigo e no cristianismo primitivo. São Paulo: Annablume, 2010.
STEWART-SYKES, A. The lamb’s high feast: Melito, Peri Pascha and the Quartodeciman paschal liturgy at Sardis. Leiden: Brill, 1998.
TITE, P. L. Valentinian ethics and paraenetic discourse: determining the social function of moral exhortation in Valentinian Christianity. Leiden: Brill, 2009.
TREBILCO, P. The Early Christians in Ephesus from Paul to Ignatius. Grand Rapids; Cambridge: William B. Eerdmans, 2004.
WINKELMANN, F. Historiography in the age of Constantine. In: MARASCO, G. (ed.). Greek and Roman historiography in Late Antiquity: fourth to sixth century A.D. Leiden: Brill, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Pedro Luís de Toledo Piza 2023
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
a. L’Auteur mantient les droits d’Auteur et accorde à la revue le droit de première publication.
b. L’Auteur a l’autorisation pour assumer des contrats additionnels séparément, pour distribution non exclusive de la version du travail publiée dans cette revue (ex.: publier en répertoire institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de l’Auteur et publication initiale dans cette revue.
c. L’Auteur a l’autorisation et est encouragé à publier et distribuer leur travail en ligne (ex.: dans des répertoires institutionnels ou dans votre page personnelle) après la première publication par la revue, avec les créances.
d. Les textes de la revue sont publiés sous Licence CC BY 4.0 Deed Attribution 4.0 International (CC BY).