Apuleio 'extrarius' na cidade de Oea: disputas familiares e conflito cultural na África Proconsular

Autori

  • Belchior Monteiro Lima Neto

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i10.18974

Parole chiave:

Oea, Apuleio, Magia, Conflitos familiares, Extrarius

Abstract

A grande identificação de Apuleio como magus, geralmente nos leva a compreender os fatos ocorridos com ele em Oea somente pelo viés de sua associação à magia, o que, em nossa opinião, restringiria bastante nossas interpretações. Uma parte considerável da oposição da elite oeaense contra Apuleio extrapolava questões esotéricas e miraculosas, relacionando-se, mais especificamente, ao fato de o autor ter sido considerado um homo extrarius, um forasteiro que rompera o lugar social a ele destinado na cidade. A compreensão de tais acontecimentos parte, em alguma medida, da análise da intromissão de Apuleio em questões atinentes a heranças, dotes e alianças familiares e políticas, que nos auxiliam no entendimento da própria animosidade vertida contra Apuleio no ambiente citadino de Oea.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Documentação textual

APULÉE. Apologie et Florides. Introduction et traduction de Paul Valette. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

______. Opuscules philosophiques et fragments. Texte établi, traduit et commenté par Jean Beaujeu. Paris: Les Belles Lettres, 1973.

APULEIUS. Metamorphoses: books I-VI. Translated and introduction by J. Arthur Hanson. London: Harvard University Press, 1989.

______. Metamorphoses: books VII-XI. Translated by J. Arthur Hanson. London: Harvard University Press, 1989.

AUGUSTINE. The letters of St. Augustine. Translated by J. Sparrow Simpson. New York: The Macmillan Company, 1919.

FILÓSTRATO. Vida de Apolonio de Tiana. Traducción, introducción y notas de A. Bernabé Pajares. Madrid: Gredos, 1979.

JEROME. Tractatus in Psalmos. Paris: Maredsoli, 1895.

JUSTINIANO. El digesto de Justiniano. Traducción de A. D’Ors. Pamplona: Aranzadi, 1972. t. I-III.

LACTÂNCIO. Instituciones divinas. Traducción y notas de Eustáquio Sánchez. Madrid: Gredos, 1990.

LUCIANO DE SAMÓSOTA. Obras. Traducción y notas de J. Alsina. Barcelona: Alma Mater, 1966.

MOSAICARUM ET ROMANARUM LEGUM COLLATIO. Traducción de Martha Elena Montemayor Aceves. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1994.

PAULUS. Pauli Sententiae. Testo e interpretagione a cura di Maria Bianchi Fossati Vanzetti. Padova: Cedam, 1995.

Obras de apoio

ALFÖLDY, G. Historia social de Roma. Madrid: Alianza, 1996.

ÁLVAREZ MELERO, A. De la curia municipal a los estamentos superiores: el papel de la mujer en los processos de promoción social. In: MELCHOR GIL, E.; PÉREZ ZURITA, A. D.; RODRÍGUEZ NEILA, J. F. (Ed.). Senadores municipales y decuriones en el Occidente romano. Cordoba: Universidad de Cordoba, 2013, p. 413-436.

BIRLEY, A. R. Septimus Severus: the African emperor. New York: Routledge, 2002.

BRADLEY, K. Law, magic and culture in Apuleius’s Apology. In: ______. Apuleius and Antonine Rome: historical essays. Toronto: University of Toronto Press, 2012a, p. 3-22.

______. ‘Romanitas’ and the Roman family: the evidence of Apuleius’s Apology. In: ______. Apuleius and Antonine Rome: historical essays. Toronto: University of Toronto Press, 2012b, p. 41-58.

COLLINS, D. Magic in the Ancient Greek World. London: Blackwell, 2008.

CORBIER, M. Family and kinship in Roman Africa. In: GEORGE, M. The Roman family in the Empire: Rome, Italy and beyond. New York: Oxford University Press, 2005, p. 255-285.

FANTHAM, E. Aemilia Pudentilla, or the wealthy window’s choice. In: HAWLEY, R.; LEVICK, B. (Ed.). Women in Antiquity: new assessments. London: Routledge, 1995, p. 220-232.

FUNARI, P. P. A. Propaganda, oralidade e escrita em Pompéia. História, n. 17/18, p. 115-126, 1999.

GARDNER, J. F. Women in Roman Law and society. London: Routledge, 1986.

HIDALGO DE LA VEGA, M. J. El sofista Apuleyo de Madaura y la memoria: construcción de la imagen de su esposa Emilia Pudentila, una aristócrata africana. Studia Historica, v. 29, p. 197-221, 2011.

______. Hombres divinos: de la dependencia religiosa a la autoridade política. Arys, v. 4, p. 211-230, 2001.

______. Larvas, lemures, manes en la demonología de Apuleyo y las creencias populares de los romanos. Arys, p. 165-186, 2010.

LIMA NETO, B. M. Entre a filosofia e a magia: o caso da estigmatização de Apuleio na África romana (século II d.C.). Curitiba: Prismas, 2016.

______. ‘Magi et daimones’ segundo a cosmologia teológica-filosófica apuleiana. Revista Mundo Antigo, v. 4, n. 7, p. 191-207, 2015.

MACMULLEN, R. Magicians. In: ______. Enemies of the Roman order. Cambridge: Harvard University Press, 1966, p. 95-127.

MATTINGLY, D. J. Tripolitania. Michigan: University of Michigan Press, 1994.

OSGOOD, J. ‘Nuptiae iure civili congruae’: Apuleius’s story of Cupid and Psyche and the Roman Law of marriage. American Philological Association, v. 136, p. 415-441, 2006.

SALCEDO DE PRADO, I. La ascendencia decurional de los caballeros de la Tripolitania. In: MELCHOR GIL, E.; PÉREZ ZURITA, A. D.; RODRÍGUEZ NEILA, J. F. (Ed.). Senadores municipales y decuriones en el Occidente romano. Cordoba: Universidad de Cordoba, 2013, p. 345-374.

______. La participación de los senadores de origen africano en los sacerdocios publicos de Roma. Historia antigua, v. 25, p. 355-384, 2012.

SALLER, R. Patronage and friendship in early imperial Rome: drawing the distinction. In: WALLACE-HADRILL, A. (Ed.). Patronage in ancient society. London: Routledge, 1989, p. 49-62.

______. Status and patronage. In: BOWMAN, A. K.; GARNSEY, P.; RATHBONE, D. (Ed.). The Cambridge Ancient History: the High Empire (70-192). Cambridge: Cambridge University Press, 2008, p. 817-854.

SCHEID, J. O sacerdote. In: GIARDINA, A. O homem romano. Lisboa: Presença, 1991, p. 51-72.

SCHLAM, C. C. The scholarship on Apuleius since 1938. The Classical World, v. 64, n. 9, p. 285-309, 1971.

SCHLAM, C.; FINKELPEARL, E. A survey of scholarship on Apuleius: 1971-1998. Lustrum, n. 42, p. 307-320, 2000.

THOMAS, Y. A divisão dos sexos no direito romano. In: DUBY, G.; PERROT, M. (Dir.). História das Mulheres: a Antiguidade. Porto: Afrontamento, 1990, p. 127-202. v. 1.

VEYNE, P. O Império Romano. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. (Org.). História da vida privada: do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, p. 19-224. v. 1.

Pubblicato

30-12-2017

Come citare

LIMA NETO, Belchior Monteiro. Apuleio ’extrarius’ na cidade de Oea: disputas familiares e conflito cultural na África Proconsular. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 10, p. 123–136, 2017. DOI: 10.17648/rom.v0i10.18974. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18974. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossier: Lo studio dell’Africa antica: prospettive di ricerca

Articoli simili

1 2 3 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.