Gramsci e Serviço Social: a filologia como método de estudos

Autores

  • Renato de Brito Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v17.2025.44901

Palavras-chave:

Gramsci, Serviço social, Cadernos do Cárcere, Filologia, Metodologia

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar as diversas metodologias que vêm sendo desenvolvidas desde os anos 1970 para a leitura e estudo dos Cadernos do cárcere. Investiga-se a apropriação dos Cadernos pelo Serviço Social e faz-se uma hipótese interpretativa associada a dois ciclos da pesquisa gramsciana em que o recorte ocorre considerando as fontes de acesso à obra. Por fim, sugere-se uma leitura de Gramsci que busque o “ritmo do pensamento”, através da integralidade e fragmentariedade das notas em sentido cronológico, entendendo suas nuances, desenvolvimentos e reformulações, e como a edição brasileira “crítico-temática” pode oferecer resistências nesse sentido. Avalia-se que a eventual incorporação pelos assistentes sociais das ferramentas de leituras atualizadas e mesmo das novas interpretações gerará, novamente, importantes pesquisas.

Biografia do Autor

  • Renato de Brito Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado

08-06-2025

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Gramsci e Serviço Social: a filologia como método de estudos. (2025). Argumentum, 17, 1-15. https://doi.org/10.47456/argumentum.v17.2025.44901

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