ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA NO ENSINO A DISTÂNCIA
ACCESSIBILITY AND ERGONOMICS IN DISTANCE LEARNING
Palavras-chave:
Acessibilidade, Ergonomia, Ensino a distânciaResumo
Introdução: O presente estudo possui como proposta a elaboração de uma disciplina no qual a Educação a Distância (EAD) será utilizada, de acordo com as tendências mundiais de ensino. Este modelo de ensino possibilita uma dinâmica de horários flexíveis por meio de um Ambiente de Aprendizagem Virtual, no qual estará disponível todo o conteúdo. Objetivo: Discutir a possibilidade de implementação da metodologia educacional no âmbito acadêmico em ensino a distância (EaD) incorporada a disciplina de Acessibilidade e Ergonomia. Justificativa: Esta pesquisa destaca-se pela relevância à área da Educação, pela qualidade, dinamicidade e flexibilidade de ensino-aprendizagem promovida pelo EaD, além da demanda de conteúdo requerida pela disciplina. Metodologia: Trata-se da elaboração de um projeto aplicativo sobre a implementação da unidade curricular Acessibilidade e Ergonomia, por uma instituição de ensino superior privada. O projeto terá duração de quatro (04) meses. Resultados: Através da realização desse estudo será possível obter o melhor mecanismo para implementação da disciplina Acessibilidade e Ergonomia a EAD. Na implementação da disciplina serão necessários: plano de ação visando identificar os recursos materiais e pessoais necessários à implantação da disciplina; avaliação da viabilização do plano de ação; e gestão do plano, que disponibilizará de um planejamento para implementação de novos recursos se necessário. Conclui-se assim que, com a realização deste estudo, o modo de ensino a distância proporciona aos alunos estudarem em horários flexíveis por meio de uma integração de um Ambiente de Aprendizagem Virtual, entre um tutor EaD e um discente, em que estará disponível todo o conteúdo.
Downloads
Referências
Abergo, Associação Brasileira de Ergonomia (2000). A certificação do ergonomista brasileiro - Editorial do Boletim.
Alves, L. (2011), Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10.
Bittencourt, R. M., & de Azevedo, T. C. A. M. (2016). Curso de Educação a Distância (EAD): metodologias e ferramentas. Cobenge.
Brasil, M. E. D. (2005), Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Brasília, Brasil.
Cabral, A. K. P. S. (2008). Ergonomia e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um levantamento do estado da arte com ênfase nos métodos e técnicas utilizadas para (re) inserção profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, p. 157
Costa, A. R. (2017), A educação a distância no brasil: Concepções, histórico e bases legais. Revista Científica da FASETE, p. 59.
Correa, V. M., & Boletti, R. R. (2015). Ergonomia: fundamentos e aplicações. Bookman Editora.
Hendrick, H. W. (1997). Good Ergonomics is good Economics. Ergonomics in Design, 5(2), 1-15.
Paiva, F. V., Diaz, M., & Gonçalves, A. C. S. (2012). Prática de ensino e formação docente na ead: material didático e tutoria na construção da sala de aula de uma disciplina. Universidade Federal de São Carlos.
Pereira, A. C. C. (2011). Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho e o movimento da cultura organizacional: análise multifacetada de uma organização. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre- RS, p.161.
Preti, O. (1996). Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Cuiabá: NEAD/ IE –UFMT.
Scherer, S., & Da Silva B. G. (2014). Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, 4, 53-77.
Silva, A. das N., Santos, A. M. G. dos, Cortez, E. A., & Cordeiro, B. C. (2015). Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 20(4), 1099-1107. doi:https://doi.org/10.1590/1413-81232015204.17832013
Silva, L. H. (2016). Ergonomia e acessibilidade como meio de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 1-12.
Silva, R. S. (2017). Gestão de EaD: educação a distância na era digital. Novatec Editora.
Teixeira, V. P. P. (2008). Acessibilidade como fator de oportunidade para pessoas com deficiência na escola: análise de garantias legais em países da América Latina. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. p. 122
Vidal, M. C. (2000). Curso de especialização em ergonomia contemporânea do rio de janeiro. Introdução à Ergonomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.