ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA NO ENSINO A DISTÂNCIA

ACCESSIBILITY AND ERGONOMICS IN DISTANCE LEARNING

Autores

  • Ana Victoria Pinheiro Dias Faculdade Santa Maria
  • Arthur Bruno Vieira Batista Faculdade Santa Maria
  • Bruno Tavares Arraes Faculdade Santa Maria
  • Carla Braga da Silva Lima Faculdade Santa Maria
  • Elis Regina da Silva Carolino Faculdade Santa Maria
  • Natanael Ramos de Lima Faculdade Santa Maria
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa Faculdade Santa Maria

Palavras-chave:

Acessibilidade, Ergonomia, Ensino a distância

Resumo

Introdução: O presente estudo possui como proposta a elaboração de uma disciplina no qual a Educação a Distância (EAD) será utilizada, de acordo com as tendências mundiais de ensino. Este modelo de ensino possibilita uma dinâmica de horários flexíveis por meio de um Ambiente de Aprendizagem Virtual, no qual estará disponível todo o conteúdo. Objetivo: Discutir a possibilidade de implementação da metodologia educacional no âmbito acadêmico em ensino a distância (EaD) incorporada a disciplina de Acessibilidade e Ergonomia. Justificativa: Esta pesquisa destaca-se pela relevância à área da Educação, pela qualidade, dinamicidade e flexibilidade de ensino-aprendizagem promovida pelo EaD, além da demanda de conteúdo requerida pela disciplina. Metodologia: Trata-se da elaboração de um projeto aplicativo sobre a implementação da unidade curricular Acessibilidade e Ergonomia, por uma instituição de ensino superior privada. O projeto terá duração de quatro (04) meses. Resultados:  Através da realização desse estudo será possível obter o melhor mecanismo para implementação da disciplina Acessibilidade e Ergonomia a EAD. Na implementação da disciplina serão necessários: plano de ação visando identificar os recursos materiais e pessoais necessários à implantação da disciplina; avaliação da viabilização do plano de ação; e gestão do plano, que disponibilizará de um planejamento para implementação de novos recursos se necessário. Conclui-se assim que, com a realização deste estudo, o modo de ensino a distância proporciona aos alunos estudarem em horários flexíveis por meio de uma integração de um Ambiente de Aprendizagem Virtual, entre um tutor EaD e um discente, em que estará disponível todo o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Bruno Vieira Batista, Faculdade Santa Maria

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, Paraíba. Pós graduando em Docência do Ensino Superior, na Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, Paraíba.

Carla Braga da Silva Lima, Faculdade Santa Maria

Possui Especialização em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Regional do Cariri, URCA (2014). Graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (2013). Atualmente é Psicologa da Secretaria Municipal da Educação Básica de Brejo Santo-CE, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Brejo Santo-CE, Professora do instituto Educacional Ruymar Gomes -IERG (2015-2016), ministrante do ?ENCONTRO COM OS PROFESSORES MEDIADORES DO ENSINO BÁSICO E INCLUSÃO SOCIAL?, da Secretaria Municipal de Educação Básica de Brejo Santo-CE

Elis Regina da Silva Carolino, Faculdade Santa Maria

Graduação em Arquitetura pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, Brasil

Natanael Ramos de Lima, Faculdade Santa Maria

Possui graduação em Farmácia Generalista pela Universidade Estadual da Paraíba (2012-2017). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB) da Universidade Federal da Paraíba, na área de concentração Farmacoquímica (2018-2020). Atualmente com Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Tem experiência na área de Fitoquímica, em processos de extração e isolamento de compostos naturais biotivos, por cromatografia aberta e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Faculdade Santa Maria

Pós-doutorado em andamento pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui Mestrado (2010) e Licenciatura (2009) em Enfermagem Pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde . Especialização em Saúde da Família pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês.Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2005). Atualmente é docente da Faculdade Santa Maria-PB, dos cursos de Medicina e Enfermagem. Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês.Revisora Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos do cuidar em Enfermagem, Saúde do Idoso e Saúde Coletiva.

Referências

Abergo, Associação Brasileira de Ergonomia (2000). A certificação do ergonomista brasileiro - Editorial do Boletim.

Alves, L. (2011), Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10.

Bittencourt, R. M., & de Azevedo, T. C. A. M. (2016). Curso de Educação a Distância (EAD): metodologias e ferramentas. Cobenge.

Brasil, M. E. D. (2005), Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Brasília, Brasil.

Cabral, A. K. P. S. (2008). Ergonomia e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um levantamento do estado da arte com ênfase nos métodos e técnicas utilizadas para (re) inserção profissional. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, p. 157

Costa, A. R. (2017), A educação a distância no brasil: Concepções, histórico e bases legais. Revista Científica da FASETE, p. 59.

Correa, V. M., & Boletti, R. R. (2015). Ergonomia: fundamentos e aplicações. Bookman Editora.

Hendrick, H. W. (1997). Good Ergonomics is good Economics. Ergonomics in Design, 5(2), 1-15.

Paiva, F. V., Diaz, M., & Gonçalves, A. C. S. (2012). Prática de ensino e formação docente na ead: material didático e tutoria na construção da sala de aula de uma disciplina. Universidade Federal de São Carlos.

Pereira, A. C. C. (2011). Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho e o movimento da cultura organizacional: análise multifacetada de uma organização. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre- RS, p.161.

Preti, O. (1996). Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Cuiabá: NEAD/ IE –UFMT.

Scherer, S., & Da Silva B. G. (2014). Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar em Revista, 4, 53-77.

Silva, A. das N., Santos, A. M. G. dos, Cortez, E. A., & Cordeiro, B. C. (2015). Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, 20(4), 1099-1107. doi:https://doi.org/10.1590/1413-81232015204.17832013

Silva, L. H. (2016). Ergonomia e acessibilidade como meio de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. XII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 1-12.

Silva, R. S. (2017). Gestão de EaD: educação a distância na era digital. Novatec Editora.

Teixeira, V. P. P. (2008). Acessibilidade como fator de oportunidade para pessoas com deficiência na escola: análise de garantias legais em países da América Latina. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. p. 122

Vidal, M. C. (2000). Curso de especialização em ergonomia contemporânea do rio de janeiro. Introdução à Ergonomia.

Publicado

01.07.2020

Como Citar

Dias, A. V. P., Batista, A. B. V., Tavares Arraes, B., Lima, C. B. da S. ., Carolino, E. R. da S., Lima, N. R. de, & Feitosa, A. do N. A. (2020). ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA NO ENSINO A DISTÂNCIA : ACCESSIBILITY AND ERGONOMICS IN DISTANCE LEARNING. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(5), 1–9. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30914

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA