Relação entre diferentes aspectos de liderança e motivação
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36250Palavras-chave:
Reconhecimento, autonomia, feedback, motivação, liderançaResumo
A liderança é capaz de influenciar comportamentos daqueles que estão sendo liderados, envolvendo diferentes aspectos de sua motivação. Assim, a presente pesquisa correlaciona aspectos de liderança e motivação, a partir de questionários cujas respostas foram estruturadas com uso da escala Likert. Foram entrevistadas 61 pessoas, em sua maioria com 25 a 45 anos de idade, atuantes em diferentes instituições e sob a liderança de diferentes cargos. Todas as correlações foram positivas. As correlações mais altas, embora inferiores a 0,5, foram obtidas entre a autonomia e a sensação de reconhecimento; o recebimento de feedback e os sentimentos de apreciação e reconhecimento; o controle por parte do líder e os sentimentos de reconhecimento e apreciação e, por fim, a identificação com os princípios do líder e o sentimento de importância com relação ao trabalho. Os sentimentos de reconhecimento e apreciação tendem a ser mais fortes quando há autonomia e feedback, além de controle, por parte da liderança, de quem está realizando as atividades. Há também necessidade de identificação com os princípios do líder para o desenvolvimento de sentimentos de reconhecimento e apreciação, e, principalmente, para valorização do trabalho.
Downloads
Referências
Belohlavek, P. (2006). Como Manejar Problemas Complexos: Uma abordagem ontológica unicista (1a ed.). Buenos Aires: Blue Eagle Group.
Bonome, J. B.V. (2009). Princípios de Administração (1a ed.). Curitiba: Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino IESDE Brasil.
Chiavenato, I. (2004). Introdução à teoria geral da administração (7a ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
Coates, J., & Breeze, C. (2000). Delegar Tarefas com Segurança (1a ed.). São Paulo: Nobel.
Covey, S. R. (2002). Liderança baseada em princípios (10a ed). Rio de Janeiro: Campus.
Escarce, A. G., Lemos, S. M. A., & Carvalho, S. A. S. (2017). Correlação entre aspectos de satisfação e o trabalho de fonoaudiólogos de uma rede de saúde auditiva. Revista CEFAC – Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal, 19(6), 756-763. https://doi.org/10.1590/1982-021620171966117
Ferreira, A. (2006). Fatores de motivação no trabalho: o que pensam os líderes. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.
Hammer, Ø., Harper, D. A. T., & Ryan, P. D. (2001). Past: Paleontological Statistics software package for education and data analysis. Paleontologia Electronica, 4(1), 1-9.
Hiriyappa, B. (2018). Gestão de Motivação e suas teorias. Babelcube Inc. ISBN B07CYJDQR7.
Hunter, J. C. (2010). O Monge e o Executivo: Uma História sobre a essência da liderança (1a ed). Rio de Janeiro: Sextante.
Jones, G. R., & George, J. M. (2012). Fundamentos da Administração Contemporânea (4a ed). Porto Alegre: AMGH Editora LTDA.
Krausz, R. R. (2007). Coaching executivo. A conquista da liderança (1a ed). São Paulo: Nobel.
Maçães, M. A. R. (2018). Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática (2a ed). Coimbra: Conjuntura Actual Editora.
Mendes, A. M., & Tamayo, A. (2001). Valores organizacionais e prazer-sofrimento no trabalho. Psico-USF, 6(1), 39-46.
Missel, S. (2016). Feedback corporativo: como saber se está indo bem (2a ed). São Paulo: Editora Saraiva.
Mcshane, S. L., & Glinow, M. A.V. (2014). Comportamento Organizacional: Conhecimento emergente. Realidade global (6a ed). Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.
Murray, K. (2012). A linguagem dos líderes: como os principais CEOs se comunicam para inspirar, influenciar e obter resultados. São Paulo: Clio Editora.
Pereira, M. C. B. (2014). RH Essencial: Gestão estratégica de pessoas e competências (1a ed). São Paulo: Saraiva.
Rosas, M. L. M., & Moraes, R.D. (2011). A importância do reconhecimento no contexto de trabalho. Humaitá, 7(2), 210-224.
Sá, M. A. D., & Lemoine, C. (1998). O estilo de liderança como fator de comprometimento na empresa. Anais do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 22.
Sosnowski, A. S. (2018). Empreendedorismo para leigos (1a ed). Rio de Janeiro: Alta Books.
Vieira, M. M. F., Knopp, G. C., Rolim, H. L., Simões, J. M., & Darbilly, L.V.C. (2012). Teoria Geral da administração (1a ed). Rio de Janeiro: Editora FGV.
Voigtlaender, K., Beiler, G., & Walkowski, M. (2011). Liderança e motivação nas organizações. Anais do Congresso Virtual Brasileiro de Administração, São Paulo, SP, Brasil, 8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.