Relação entre diferentes aspectos de liderança e motivação
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36250Palavras-chave:
Reconhecimento, autonomia, feedback, motivação, liderançaResumo
A liderança é capaz de influenciar comportamentos daqueles que estão sendo liderados, envolvendo diferentes aspectos de sua motivação. Assim, a presente pesquisa correlaciona aspectos de liderança e motivação, a partir de questionários cujas respostas foram estruturadas com uso da escala Likert. Foram entrevistadas 61 pessoas, em sua maioria com 25 a 45 anos de idade, atuantes em diferentes instituições e sob a liderança de diferentes cargos. Todas as correlações foram positivas. As correlações mais altas, embora inferiores a 0,5, foram obtidas entre a autonomia e a sensação de reconhecimento; o recebimento de feedback e os sentimentos de apreciação e reconhecimento; o controle por parte do líder e os sentimentos de reconhecimento e apreciação e, por fim, a identificação com os princípios do líder e o sentimento de importância com relação ao trabalho. Os sentimentos de reconhecimento e apreciação tendem a ser mais fortes quando há autonomia e feedback, além de controle, por parte da liderança, de quem está realizando as atividades. Há também necessidade de identificação com os princípios do líder para o desenvolvimento de sentimentos de reconhecimento e apreciação, e, principalmente, para valorização do trabalho.
Downloads
Referências
Belohlavek, P. (2006). Como Manejar Problemas Complexos: Uma abordagem ontológica unicista (1a ed.). Buenos Aires: Blue Eagle Group.
Bonome, J. B.V. (2009). Princípios de Administração (1a ed.). Curitiba: Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino IESDE Brasil.
Chiavenato, I. (2004). Introdução à teoria geral da administração (7a ed). Rio de Janeiro: Elsevier.
Coates, J., & Breeze, C. (2000). Delegar Tarefas com Segurança (1a ed.). São Paulo: Nobel.
Covey, S. R. (2002). Liderança baseada em princípios (10a ed). Rio de Janeiro: Campus.
Escarce, A. G., Lemos, S. M. A., & Carvalho, S. A. S. (2017). Correlação entre aspectos de satisfação e o trabalho de fonoaudiólogos de uma rede de saúde auditiva. Revista CEFAC – Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal, 19(6), 756-763. https://doi.org/10.1590/1982-021620171966117
Ferreira, A. (2006). Fatores de motivação no trabalho: o que pensam os líderes. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.
Hammer, Ø., Harper, D. A. T., & Ryan, P. D. (2001). Past: Paleontological Statistics software package for education and data analysis. Paleontologia Electronica, 4(1), 1-9.
Hiriyappa, B. (2018). Gestão de Motivação e suas teorias. Babelcube Inc. ISBN B07CYJDQR7.
Hunter, J. C. (2010). O Monge e o Executivo: Uma História sobre a essência da liderança (1a ed). Rio de Janeiro: Sextante.
Jones, G. R., & George, J. M. (2012). Fundamentos da Administração Contemporânea (4a ed). Porto Alegre: AMGH Editora LTDA.
Krausz, R. R. (2007). Coaching executivo. A conquista da liderança (1a ed). São Paulo: Nobel.
Maçães, M. A. R. (2018). Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática (2a ed). Coimbra: Conjuntura Actual Editora.
Mendes, A. M., & Tamayo, A. (2001). Valores organizacionais e prazer-sofrimento no trabalho. Psico-USF, 6(1), 39-46.
Missel, S. (2016). Feedback corporativo: como saber se está indo bem (2a ed). São Paulo: Editora Saraiva.
Mcshane, S. L., & Glinow, M. A.V. (2014). Comportamento Organizacional: Conhecimento emergente. Realidade global (6a ed). Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.
Murray, K. (2012). A linguagem dos líderes: como os principais CEOs se comunicam para inspirar, influenciar e obter resultados. São Paulo: Clio Editora.
Pereira, M. C. B. (2014). RH Essencial: Gestão estratégica de pessoas e competências (1a ed). São Paulo: Saraiva.
Rosas, M. L. M., & Moraes, R.D. (2011). A importância do reconhecimento no contexto de trabalho. Humaitá, 7(2), 210-224.
Sá, M. A. D., & Lemoine, C. (1998). O estilo de liderança como fator de comprometimento na empresa. Anais do Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 22.
Sosnowski, A. S. (2018). Empreendedorismo para leigos (1a ed). Rio de Janeiro: Alta Books.
Vieira, M. M. F., Knopp, G. C., Rolim, H. L., Simões, J. M., & Darbilly, L.V.C. (2012). Teoria Geral da administração (1a ed). Rio de Janeiro: Editora FGV.
Voigtlaender, K., Beiler, G., & Walkowski, M. (2011). Liderança e motivação nas organizações. Anais do Congresso Virtual Brasileiro de Administração, São Paulo, SP, Brasil, 8.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline Silveira Medeiros, Manoel Gonçales Filho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































