Aplicação de ferramentas de gestão visando a redução de perdas no processo de produção em uma fábrica de vidros capixaba

Autores

  • Flavio Lucio Santos de Carvalho Centro Universitário Salesiano - Unisales
  • Tiago de Nardi Mattos Centro Universitário Salesiano - Unisales

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.36972

Palavras-chave:

PDCA, Ishikawa, perdas, processo, lead times

Resumo

O cenário atual exige das empresas a otimização dos processos, seja na utilização de ferramentas, aproveitamento de matéria-prima, ou até mesmo a locação dos colaboradores, proporcionando a produção enxuta. Assim é de grande importância a atenção aos processos, para reduzir não somente os lead times mas também as perdas durante a fabricação dos produtos. Baseado no ideal de reduzir desperdícios, o presente estudo tem como objetivo identificar o setor onde ocorrem as maiores perdas e agir para minimizar ou eliminar estes indicadores de perdas no processo produtivo avaliado. Para atingir os resultados através da pesquisa, foram coletados vários dados do processo de produção da fábrica, como as perdas mensais, a quantidade produzida mensalmente e o rendimento dos colaboradores durante a execução das atividades. Realizando a aplicação das ferramentas Diagrama de Pareto, Matriz SWOT, Diagrama de Ishikawa, 5W’s 2H’s, e ciclo PDCA foi possível identificar o ponto crítico do processo e quantificar as perdas norteando a tomada de decisão. Assim foi desenvolvido um plano de ação para atuar no setor de corte de vidros, setor inicial e de maior volume de entrada e saída de pedidos da organização durante o processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Lucio Santos de Carvalho, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Possuo graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), graduação em Licenciatura Plena em Química, Matemática e Metalurgia Profissional pela Fundação de Educação Para o Trabalho de Minas Gerais (1999), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 - ênfase em Ciência dos Materiais - Recobrimentos Tribológicos Superficiais Cerâmicos, Compósitos e Metálicos), pós graduado em Matemática pela Faculdade de Nanuque (2014) e MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão de Aprendizagem (2020). Na empresa ArcelorMittal Tubarão trabalhei como especialista de Controle Integrado de Qualidade de Produtos - placa e bobina (2001~2008) e como especialista de Planejamento e Controle de Produção-PCP em Gestão de Pedidos de Produto bobina (2008~2013), obtendo assim as experiências nas áreas de Engenharia Metalúrgica - Controle Integrado de Qualidade de Produtos e Engenharia de Produção - Gerenciamento de Pedidos de Produtos. Atuei como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - 2004~2006 e 2009~2014) e Faculdade do Centro Leste (UCL - 02/2008~06/2008) ministrando disciplinas dos cursos de ensino superior de Engenharia Metalúrgica e Tecnologia Metalúrgica, e Técnico em Metalurgia em ambas as instituições (sendo as disciplinas: Siderurgia, Aciaria, Conformação Mecânica, Fundição e Soldagem). Atuo também como professor de Matemática e Química em instituições de ensino estadual para ensino médio (desde 2013). Atualmente sou professor mestre da UNISALES - Centro Universitário Salesiano (2013) nas disciplinas de: Ciência dos Materiais, Resistência dos Materiais, Química Geral Inorgânica e Tecnológica, Mecânica I, Planejamento e Controle da Produção I, Processos Produtivos, Sistemas de Produção Manufatura Enxuta e Projetos Instalações Produtivas para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Atuou como coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares no curso de Engenharia Civil. Atuei como professor coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares e professor orientador de projetos de TCC, ambos no curso de Engenharia de Produção. (Texto informado pelo autor)

Referências

ABIVIDRO. (2004). Anuário 2003. Associação técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro.

Akerman, M (2013). Introdução ao Vidro Plano e sua Produção. Escola de vidro. São Paulo, USP.

Carvalho, M. & Paladini, E. (2019). Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: 4ªedição, Editora Atlas.

Chiavenato, I. & Sapiro, A. (2015). Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 3ªedição. Rio de Janeiro: Editora Gen LTC.

Ewald R. & Silva, C. (2020). Inovação em sistemas de produção na era da indústria 4.0 – Teresina: Kindle Direct Publishing, 1ª Edição.

Giacomin, E. & Freitas, V. P., de. (2012). Material o vidro. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Porto Portugal.

Ishikawa, K. (1993). Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos.

Maia, S. B. (2003). O Vidro e Sua Fabricação - Interciência, Rio de Janeiro.

Oliveira, D. (2013). Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial – 21. ed. - São Paulo: Editora Atlas.

Paladini, E. (2011). Avaliação estratégica da qualidade. 2ªedição, São Paulo: Editora Atlas.

Peinaldo, J. & Reis, A. (2007). Administração da produção: operações industriais e de serviços – Curitiba: UnicenP.

Santos, W. J. (2000). Caracterização de vidros planos transparentes comerciais. Laboratório de Engenharia de Materiais, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, 88806-000, Criciuma-SC, Brasil.

Seleme, R. & Stadler, H. (2012). Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. 2ªedição, Curitiba: Ibpex Editora - Intersaberes.

Silva, A. O., Roratto, L., Servat, M. E., Dorneles, L., & Polacinski, E. (2013). Gestão da qualidade: Aplicação da ferramenta 5W2H como plano de ação para projeto de abertura de uma empresa. Horizontina.

Shahir, H. Y., Daneshpajouh, S., & Ramsin, R. (2008). Improvement strategies or agile processes: a SWOT analysis approach. In: Proc. of the SERA Conference, p. 221-227.

Shewhart, W. A. & Deming, W. E. (1986). Statistical method from the viewpoint of quality control - Courier Corporation.

Shiba, S., Graham, A., & Walden, D. (1997). TQM - quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre, Artes Médicas.

Slack, N., Brandon-Jones, A., & Johnston, R. (2018). Administração da Produção. 8ªedição São Paulo Editora Atlas.

Tooley, F. V. (1984). The Handbook of Glass Manufature - Ashlee, New York.

Tubino, D. (2017). Planejamento e Controle da Produção: teoria e prática – 3ªedição São Paulo. Editora Atlas.

Ujlman, D. R. & Kreidl, N. J. (1984). Glass Science and Technology. 2, Processing I, Academic Press, Orlando.

Ujlman, D. R. & Kreidl, N. J. (1986). Glass Science and Technology. 3, Viscosity and Relaxation, Orlando.

Publicado

08.02.2022

Como Citar

Carvalho, F. L. S. de, & Mattos, T. de N. (2022). Aplicação de ferramentas de gestão visando a redução de perdas no processo de produção em uma fábrica de vidros capixaba. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(2), 99–115. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.36972