Cultura e juventudes nos espaços públicos: a experiência do SLAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i1.39966

Palavras-chave:

Slam, Cultura e educação, Juventudes, Educação e cultura

Resumo

O Slam é uma ação poética e verbal que sofreu grande influência do movimento hip-hop. O Slam é um evento cultural propulsor de transformações sociais tendo os jovens urbanos e periféricos como protagonistas. O artigo apresenta um conhecimento inicial sobre o Slam nos Estados Unidos e no Brasil contextualizando seu surgimento e especificidades considerando a experiência em contextos urbanos, especialmente em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O objetivo do estudo é apresentar e analisar o potencial do Slam como fator de expressão de juventudes urbanas, apontando caminhos para inserção sociocultural e educacional dos jovens. A pesquisa é de caráter bibliográfico e empírico a partir da imersão dos autores nessa prática cultural e educativa.

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Biografia do Autor

Gabriela Longatti Castro , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Eventos da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec Jundiaí- São Paulo).

Gabriela Santos de Matos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Eventos da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec Jundiaí- São Paulo).

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Realizou pós-doutorado no Depto. de História e Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2012). Possui mestrado (1997) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002). É graduada em História pela USP (1992) e Filosofia pela Unicamp (2007). Coordena o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS). Atualmente é professora e pesquisadora do Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Leciona nas Fatecs Tatuapé e São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação de Políticas Educacionais, Conceitos e contextos socioculturais do trabalho e da tecnologia na interface com a educação, Educação Comparada, Memória e História da educação profissional e tecnológica, Concepções e Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. Faz parte do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da ANPUH-SP pesquisando as relações entre juventude, educação e trabalho. É professora pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (Unicamp) e do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais - COPPE (UNESP) e do Grupo Teoria Crítica e Formação Ético-Política (Ufscar). Coordenou projeto de pesquisa sobre internacionalização da educação profissional e tecnológica financiado pela Fapesp (Processo 2018/03106-8).

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/CCA-USP)

É professor de Administração no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Possui título de doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; hostels; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços.

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Publicado

09.03.2023

Como Citar

Castro , G. L., Matos, G. S. de, Batista, S. S. dos S., & Oliveira, R. R. de. (2023). Cultura e juventudes nos espaços públicos: a experiência do SLAM. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(1), 112–126. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i1.39966