Sífilis gestacional: dificuldade na adesão ao tratamento na perspectiva do profissional de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i3.41246

Palavras-chave:

Sífilis, Adesão ao tratamento, Enfermagem

Resumo

Introdução: A sífilis é uma patologia infecciosa e sistêmica, provocada pelo agente etiológico Treponema pallidum. Objetivo: Descrever as dificuldades da adesão ao tratamento da sífilis gestacional na perspectiva dos profissionais de enfermagem. Método: Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, do tipo pesquisa de campo; a coleta de dados deu-se em 20 unidades de Saúde da Família, localizadas no município de Cajazeiras/PB, no mês de abril de 2023. Foram incluídos no estudo os profissionais de enfermagem, que tenham prestado assistência às gestantes com sífilis. Sendo excluídos aqueles profissionais que nunca prestaram assistência a essas pacientes. A amostra foi constituída por 15 profissionais. As informações obtidas foram processadas e analisadas na SPSS (versão 26) e as variáveis analisadas foram a idade, sexo e tempo de formação dos mesmos. Resultados: O presente estudo evidenciou que 80% das gestantes iniciaram o pré-natal ainda no primeiro trimestre, sendo que 20% apresentou complicações, e 60% dos parceiros não realizam o tratamento. Conclusão: Através deste estudo, observa-se que, para que o tratamento seja eficaz, é necessário tratar o parceiro acerca da sífilis, para que não ocorra a recidiva, que a equipe multidisciplinar da ESF busque se aperfeiçoar no que concerne ao manejo clínico da sífilis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira Santos, Centro Universitário Santa Maria

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) - Cajazeiras - PB; Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior pela (UNIFSM); Pós - Graduanda em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia pela (UNIFSM); Mestranda em Saúde Publica pela (UEPB); Membra da Comissão Propriá de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Santa Maria; Membra da equipe Editorial de Projeto Gráfico e Diagramação; Membra do Grupo de Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: Desafios Contemporâneos, Vinculado ao CNPq. Membra da Liga Acadêmica de Doenças Infecto Parasitárias do Sertão Paraibano, Vinculada ao CNPq. Durante a Graduação foi monitora da Disciplina de Fundamentos do Cuidar em Enfermagem I e Fundamentos do Cuidar em Enfermagem III. Atua nas seguintes áreas: Tecnologia e Saúde, Educação em Saúde, Promoção da Saúde e Doenças Infectocontagiosas, Saúde da Mulher.

Ocilma Barros de Quental, Centro Universitário Santa Maria

Doutorado (2019). Mestrado (2014), ambos na área de Ciências da Saúde pelo Centro Universitário FMABC; Especialização em Saúde da Família, pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialização em Preceptoria no SUS, (Sírio Libanês), Especialização em Metodologias Ativas com ênfase em Avaliação de Competência (Sírio Libanês); Especialização em Docência do Ensino Superior (Faculdade Santa Maria); Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria (2007); Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês; Enfermeira do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUJB/UFCG/EBSERH. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no processo do cuidar da Saúde da Mulher, do Adolescente, Gestão na Atenção Primária e Saúde Coletiva. Atualmente é professora da Faculdade Santa Maria (PB),e Membro associada do Laboratório Multidisciplinar de Estudos e Escrita Científica em Ciências da Saúde (LaMEECCS. UFAC, 2019), Rio Branco, Ac.

Rafaela Rolim de Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira especialista em Saúde Pública e Estratégia Saúde da Família pela Faculdade Santa Maria (FSM). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Pombal. Durante a graduação atuou como monitora da disciplina Semiologia da Enfermagem (1 ano) e extensionista no Projeto Estimulando práticas continuadas de prevenção e de autocuidado, com ênfase na Tuberculose, no município de Cajazeiras- PB. Atuou como supervisora de estágios curriculares das disciplinas obstetrícia e urgência/ emergência da Faculdade Santa Maria (FSM). Atuou como professora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande de Cajazeiras nas disciplinas de Enfermagem em Clínica II, Enfermagem Cirúrgica I, Saúde Coletiva, Enfermagem Saúde do Adulto II e Estagio supervisionado II no âmbito hospitalar. E atualmente atua como supervisora de estágios curricular dos campos Clínica médica no Hospital Regional de Sousa e Urgência e Emergência no Hospital Regional de Cajazeiras, pela Faculdade Santa Maria. Email: Raphaellacz@hotmail.com

Luiz Felipe da Costa Macena, Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM)

Graduando em enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) - Cajazeiras-PB; Estou monitor da disciplina de Fundamentos do cuidar em Enfermagem I; Extensionista no projeto Entrando na Central de Material De Esterilização- CME (2022)

Maria Eduarda Batista Felix, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitario Santa Maria.

Maria Lariel Lopes Rolim, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitario Santa Maria.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Centro Universitário Santa Maria

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui Mestrado (2010) e Licenciatura (2009) em Enfermagem Pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde . Especialização em Saúde da Família pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês.Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2005). Atualmente é docente da Faculdade Santa Maria-PB, dos cursos de Medicina e Enfermagem. Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês.Revisora Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos do cuidar em Enfermagem, Saúde do Idoso e Saúde Coletiva.

Referências

Andrade, H. S., Rezende, N. F. G., Garcia, M. N., & Guimarães, E. A. A. (2019). Caracterização epidemiológica dos casos de sífilis em mulheres. Revista Ciência & Saúde. DOI: https://doi.org/10.15448/1983-652X.2019.1.32124

Araujo, E. C., Costa, K. S. G., Silva, R. S., Azevedo, V. N. G., Lima, F. A. S. (2006). Importância do Pré-Natal na Prevenção Da Sífilis Congênita. Revista Paraense de Medicina, vol. 20, no. 1, 1 Mar. 2006, pp. 47–51. DOI: https://doi.org/10.5123/S0101-59072006000100008

Brasil, Ministério Da Saúde. (2022a). Boletim Epidemiológico. Secretaria de Vigilância em Saúde.

Brasil, Ministério Da Saúde. (2022b). Boletim Epidemiológico do estado da Paraíba.

Brasil. Ministério da Saúde. (2013). Conselho Nacional de Saúde. Brasília.

Caldeira, J. G., Morais, C. C. de., Lobato, A. C. de L. (2022). Perfil das gestantes diagnosticadas com sífilis durante o pré-natal ou parto admitidas em maternidade de Belo Horizonte – MG. Femina.

Coelho, A. L., Rodriguês, C. A., Matos, D. S., Vieira, I. C. F., Soares, J. N., Brasileiro, M. E. (2021). Atuação do enfermeiro no manejo clínico da sífilis gestacional no contexto da atenção básica.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. (2016). O parecer de conselheiro federal n° 259/2016/COFEN.

Fernandes, L. A., & Gomes, J. M. M. (2003). Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. ConTexto - Contabilidade Em Texto, vol. 3, no. 4.

Ferreira, L. J. M. (2013). Infecção por Treponema pallidum: análise sorológica e pesquisa de DNA. Dissertação, Rio de janeiro.

Fontenelles, M. J., Simões, M. G., Farias, S. H., & Fontenelles, R. G. S. (2009). Metodologia da pesquisa científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Belém.

Freitas, F. L. S., Benzaken, A. S., Passos, M. R. L., Coelho, I. C. B., & Miranda, A. E. (2021). Protocolo Brasileiro Para Infecções Sexualmente Transmissíveis 2020: Sífilis Adquirida. Epidemiologia E Serviços de Saúde, vol. 30, no. spe1. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-4974202100004.esp1

Hildebrand, V. L. P. C. (2010). Sífilis congênita: fatores associados ao tratamento das gestantes e seus parceiros. FIOCRUZ.

Hora, A. P. C. da. (2020) Desafios e condutas de enfermeiras (os) frente ao diagnóstico e tratamento da sífilis durante a gestação na unidade básica de saúde. Monografia.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2022.

Lima, T. M., Machado, I. L. de L.; Siqueira, J. P. Z., & Almeida, M. T. G. (2019)Perfil epidemiológico de pacientes com sífilis congênita e gestacional em um município do Estado de São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, 19 (4): 873-880 out-dez.

Lopes, H. H., & Manduca, A. V. G. (2018). Diagnóstico e Tratamento da Sífilis na Gestação. Revista de Patologia do Tocantins. Vol. 5. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2018v5n1p58

Macêdo, V. C. de., Romaguera, L. M. D., Ramalho, M. O. de A., Vanderlei, L. C. de M., Frias, P. G. de., & Lira, P. I. C. de. (2020). Sífilis na gestação: barreiras na assistência pré-natal para o controle da transmissão vertical. Cad Saúde Coletiva. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462x202028040395

Machado, I., Silva, V. A. N., Pereira, R. M. S., Guidoreni, C. G., & Gomes, M. P. (2018). Diagnóstico e tratamento de Sífilis durante a gestação: Desafio para enfermeiras? Saúde e Pesquisa, Maringá (PR). DOI: https://doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n2p249-255

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. V. (2003). Fundamentos de metodologia cientifica. 5°edição. São Paulo. Editora Atlas S.A.

Monteiro, P. S., & Azevedo, F. M. F. de. (2015). Dificuldades relacionadas à adesão ao tratamento de sífilis gestacional no Brasil: uma revisão integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso, Brasília.

Paulino, E. de F. R., Santos, G. B. dos., Silva, V. H. dos S., Verli, M. V. de A., Gonçalves, L. C. O., & Rodrigues, M. R. K. (2023). Re-encontrando o cuidado no tratamento da sífilis gestacional na estratégia de saúde da família. Revista Panorâmica – ISSN 2238-9210 – V. 38.

Rebouças, E. S., Santos, R. V., Rocha, M. de A., Soares, S. C. R., Silva, H. K. A. da., Moreira, M. H., & Freitas, E. J.P. de. (2023). Caracterização e analise epidemiológica dos casos de sífilis gestacional no município de Imperatriz, Maranhão, Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde. Vol. 23(4). DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e12127.2023

Rosa, R. F. do N., Araujo, A. S. de., Silva, A. D., Silva, A. K., Martins, J. V. M., Alves, J. M., & Santos, L. T. D. DE O. (2020). O manejo da sífilis gestacional no pré-natal. Revista Enfermagem UFPE on line. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243643

Santos, A. S., Alves, C. N., & Fontenele, R. M. (2021). Estratégias de adesão ao tratamento para sífilis em gestantes utilizadas pelo enfermeiro da atenção básica. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.430

Santos, L. C. dos. (2007). Pesquisa científica: Universo/População, Amostra E Critério Amostral. Icsantos.

São Paulo. (2021). Secretaria Municipal da Saúde de Coordenadoria de IST/Aids, Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Coordenadoria de Atenção Básica, Protocolo de prevenção da transmissão vertical da sífilis e da sífilis congênita/ Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria de IST/Aids, Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Coordenadoria de Atenção Básica. São Paulo.

Silva, A. C. V., Ribeiro, W.A., & Paula, E. (2023). O Enfermeiro diante da consulta de pré-natal: Atendimento a gestante portadora de sífilis. RECISATEC – Revista Cientifica Saúde e Tecnologia.

Silva, E. de A. Jr. da., Lima, R. S., & Aramaio, C. M. S. de O. (2021) Desafios da enfermagem na assistência da sífilis gestacional na atenção primária de saúde: revisão integrativa - Revista Eletrônica Acervo Enfermagem | ISSN 2674-7189.

Lamounier, J. A., Moulin, Z. S., & Xavier, C. C. (2004) Recomendações quanto à Amamentação na Vigência de Infecção Materna. Jornal de Pediatria. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000700010

Silva, E. L. da., & Menezes, E. M. (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

Silva, G. C. B., & Rodrigues, F. F. (2018). Fisiopatologia da sífilis congênita. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 10, Vol. 04, pp. 122-136. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/descarte-domestico

Silveira, C. R., Costa, L. F., Fernandes, M. T. C., Fontenele, R. M. (2020). Papel do enfermeiro na inserção dos parceiros no pré-natal e tratamento das gestantes com sífilis. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e4741.2020

Sousa, S. S., Silva, Y. B., Silva, I. M. L. da., Oliveira, H. F. C.; Castro, A. G. dos S., & Araújo, A. C. A. F. de. (2021). Aspectos clínico-epidemiológicos da sífilis gestacional no Nordeste do Brasil. Revista Ciência Plural. 8(1): e22522. DOI: https://doi.org/10.21680/2446-7286.2022v8n1ID22522

Souza, A. M. M. de., Rodrigues, A. A. dos S., Sorares, E. de O., Silva, E. P. do N., Silva, T. da S., & Moura, W. F. de. (2022). Conhecimentos dos enfermeiros sobre as medidas de prevenção em gestantes com sífilis na atenção básica do município de Bragança-PA. Research, Society and Development, v. 11, n. 10. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32557

Souza, D. R. (2018). Visibilidade na Assistência de Enfermagem no diagnóstico e tratamento da sífilis em gestantes. Monografia.

Viana, L. de P. F., Silva, A. F. da., Rosa, A. C. R. G., Batista, A. L. F., Chaves, B. C., Chaves, G. O., & Ferreira, J. P. T. F. (2020). Dificuldade na abordagem e manejo da sífilis na gestação.

Publicado

18.08.2023

Como Citar

Silva, F. M. G. da, Santos, R. de C. P., Quental, O. B. de, Oliveira, R. R. de, Macena, L. F. . da C., Felix, M. E. B., … Feitosa, A. do N. A. (2023). Sífilis gestacional: dificuldade na adesão ao tratamento na perspectiva do profissional de enfermagem. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(3), 161–174. https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i3.41246

Edição

Seção

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)