EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL: PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DOS FILHOS E SUAS RELEVÂNCIAS

BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF PARENT PARTICIPATION IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF THEIR CHILDREN AND THEIR RELEVANCE

Autores

  • Edinete Nunes da Silva Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Evilazio Nascimento Alencar Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Francisco Eduardo Ferreira Alves Faculdade Santa Maria de Cajazeiras https://orcid.org/0000-0003-1120-5784
  • Yanne Mayara Leite Braga Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Luana Lindolfo Querino Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Luzia Gleiciiana Batista Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Robelha Caetano da Silva Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Sebastião Pedro do Nascimento Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Viviane Dantas de Souza Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa Faculdade Santa Maria de Cajazeiras https://orcid.org/0000-0002-4751-2404

Palavras-chave:

Educação básica, escola, família

Resumo

Este trabalho buscou verificar a importância da participação dos pais no processo educacional dos filhos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como base a seguinte pergunta norteadora: Qual a relevância da participação dos pais durante o processo educacional de seus filhos?  Em seguida foi realizada uma busca por artigos na base de dados SCIELO, onde foram encontrados 43 artigos, utilizando as palavras-chave: Educação Básica, Escola e Família. Na busca foi empregado o operador booleano AND. Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra, publicados em português e espanhol e que alcançaram o objetivo proposto, após leitura completa. Sendo excluídos os artigos que tratavam apenas de educação em saúde e aqueles que não retratavam a figura dos pais como agentes da educação infantil. Ao final foram selecionados 3 artigos para compor o estudo. A busca pelos artigos ocorreu entre julho e agosto de 2020. A participação familiar durante o processo de educação dos filhos desperta interesse e motivação, encorajando-os a estudarem, como também possuírem uma continuidade do processo de aprendizagem fora da escola. Visto isso, a família e a escola devem possuir uma relação direta com o processo de aprendizagem, já que estas formam um binômio importante no crescimento da pessoa humana como cidadão com senso cognitivo, crítico e social. Desse modo, a participação dos pais no contexto educacional é indispensável para o desenvolvimento infantil, uma vez que, a educação é realizada através da tríade escola-família-sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinete Nunes da Silva, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Graduada em Bacharelado em Medicina pela Faculdade Santa Maria (FSM/PB), Residente em Medicina de Família e Comunidade pelo COREME em Parceria pela FSM. Enfermeira, graduada pela Faculdade Santa Maria (FSM/PB), Pós-graduada em Saúde da Família pela Faculdade Santa Maria (FSM/PB), Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho Pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/PB). Membro Fundador da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Médicas (LAUEM). Possui experiência docente nas áreas de: saúde do adulto, saúde da criança e saúde do adolescente.

Evilazio Nascimento Alencar, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Nutricionista (Faculdade Santa Maria - Cajazeiras), inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas da 6º Regional (inscrição: 24966). Pós graduando em Docência no Ensino Superior (Faculdade Santa Maria - Cajazeiras), Pós Graduando em Nutrição Infantil (FAVENI) aluno especial no Mestrado em Ensino (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Área: Ciências Humanas e Sociais). Docente na CSE (Colégio Santo Expedito - Curso Técnico em Enfermagem), ministrando a disciplina de Nutrição aplicada a Enfermagem. Responsável técnico da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Menino Jesus. Atuante como nutricionista clínico no Hospital Menino Jesus.

Francisco Eduardo Ferreira Alves, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Graduação em Biomedicina pela Faculdade Santa Maria (FSM-Cajazeiras-PB). Pós-graduando em Docência no ensino superior pela Faculdade Santa Maria (FSM-Cajazeiras-PB); Pós-graduando em Microbilogia Clínica pela UNILEAO - Centro Universitário. Especialista em Hematologia clínica pela UNILEÃO - Centro Universitário. Mestrando em Ciência e Tecnologia em saúde pela UEPB. Acupunturista pela VIVACE Cursos. Durante a graduação foi monitor de Hematologia Clínica para o curso de Biomedicina (01 ano); Administração de Laboratório e Biossegurança para o curso de Biomedicina (01 ano); Coordenador de finanças do Diretório Acadêmico da Faculdade Santa Maria (2014 - 2016). Foi presidente do Rotaract Club de Cajazeiras-PB (Gestão 17/18). Atualmente atua como patologista clínico no Laboratório Dr. Ivan Cavalcanti (Cajazeiras-PB). Tem experiência na área de Biossegurança e Administração de Laboratório, Gestão laboratorial, Medicina laboratorial, Microbiologia médica, Bioquímica clínica, Hematologia clínica, Fisiologia humana, Pesquisa cientifica, Manipulação de animais de laboratório, Acupuntura e Ventosaterapia.

Yanne Mayara Leite Braga, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Graduada em fisioterapia pela Faculdade Santa Maria Cajazeiras-PB; Graduanda em dermato-funcional pela São Camilo Crato-CE.

Luana Lindolfo Querino, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Possui graduação de Bacharelado em Biomedicina pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras-PB e atualmente faz Especialização em Docência do Ensino Superior na Faculdade Santa maria de Cajazeiras-PB.

Robelha Caetano da Silva, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba(2013), curso-tecnico-profissionalizante em Curso Técnico em Secretaria Escolar Subsequente ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB(2018) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica do Cajueiro(2005). Atualmente é Visitadora do Programa Criança Feliz da Prefeitura Municipal de Bom Sucesso.

Sebastião Pedro do Nascimento, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia. Participou de vários eventos atinentes ao curso em destaque. E atualmente está cursando Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, na já referida Faculdade. Fez o seu primeiro estágio para a conclusão de curso, no campo educacional, com ênfase na modalidade: Atenção à saúde e ao bem estar. Na Escola de ensino médio Dom Moisés Coelho, na cidade de Cajazeiras-PB, e na escola de ensino para adultos que funciona no sistema prisional no Presídio Regional de Cajazeiras-PB. O segundo estágio, foi feito na Clínica Escola da Faculdade Santa Maria, também em Cajazeiras-PB, usando a abordagem de Cal Roger, onde a terapia tem como condutor o próprio cliente ( paciente ) a ser orientado no tratamento buscado pelo mesmo, para a sua demanda. Foram tempos de aquisição de proveitosas experiências que deverão nortear todo o decorrer do cumprimento profissional, no campo da Psicologia, colaborando para uma melhor qualidade de vida na saúde mental e física da sociedade em que vivemos.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Pós-doutorado em andamento pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui Mestrado (2010) e Licenciatura (2009) em Enfermagem Pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde . Especialização em Saúde da Família pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês.Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2005). Atualmente é docente da Faculdade Santa Maria-PB, dos cursos de Medicina e Enfermagem. Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês.Revisora Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos do cuidar em Enfermagem, Saúde do Idoso e Saúde Coletiva.

Referências

Acuña-Collado, V. (2016). Familia y escuela: crisis de participaciónen contextos de vulnerabilidad. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(246), 255-272.

Andrade, F. A. (2018). A prática da leitura, o exemplo e a educação moral na escola primária. Revista Inter Ação, 43(1), 18-34.

BenettI, I. C., Vieira, M. L., &Faracco, A. M. (2016). Suporte parental para crianças do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 784-801.

Braga, L. B. (2017). Família e Escola: alguns entendimentos sobre participação. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2(2), 416-425.

Brasil, Ministério Federal. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei federal, 8.069.

Christovam, A. C. C., & CIA, F. (2016). Comportamentos de pais e professores para promoção da relação família e escola de pré-escolares incluídos. Revista Educação Especial, 29(54), 133-146.

Costa, E. L., & Souza, J. R. S. (2019). Família e escola: as contribuições da participação dos responsáveis na educação infantil. Khóra: Revista Transdisciplinar, 6(7).

Costa, M. S. S., & Miguel, J. R. (2020). Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. Revista de Psicologia, 14(51), 667-679.

Ferreira, C. M. S. (2016). Fracasso Escolar. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, 5(3), 128-139.

Garcés, D. E., Telles, F. S., Romero, M. Á. R., &Orozco, C. S. (2019). Efecto modulador delliderazgo transformacional enelestrés laboral y laefectividad escolar percibida por trabajadores de educación básica de Ciudad Guzmán, Jalisco. RIDE. Revista Iberoamericana para laInvestigación y elDesarrollo Educativo, 9(18), 845-867.

Monteiro, S., Pissaia, L. F., & Thomas, J. (2019). Desafios da contemporaneidade: a (des) motivação de alunos de uma escola pública quanto ao processo de aprendizagem. Research, Society and Development, 8(1).

Oliveira, I. O., & Lopes, E. B. (2020). Relação família e escola visando o aprendizado do educando. GEOGRAFIA: Ambiente, Educação e Sociedades – GeoAmbES, 3(1), 113-124.

Oliveira, V., & Santos, R. (2018). Ética e moral na educação escolar: Interpretações entre a escola e a família. Cadernos de educação: ensino e sociedade, 5(1), 259-262.

Patacho, P., &Santomé, J. T. (2017). "... cada macaco no seu galho". A participação democrática na escola pública. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 275-304.

Petrucci, G. W., Borsa, J. C., & Koller, S. H. (2016). A Família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas em Psicologia, 24(2), 391-402.

Picanço, A. (2012). A relação entre escola e família - as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, Portugal.

Resende, T. D. F., & Silva, G. F. D. (2016). A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(90), 30-58.

Saraiva, L. A., & Wagner, A. A. (2013) Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 21(81), 739-772.

Soares, J. M. (2010). Família e escola: parceiras no processo educacional da criança. São José dos Campos: Planeta Educação.

Sousa, M. N. A., & Santos, E. V. L. (2016).Medicina e pesquisa: um elo possível. Ed. 1, Editora Prismas.

Publicado

01.10.2020

Como Citar

Silva, E. N. da ., Alencar, E. N. ., Alves, F. E. F. ., Braga, Y. M. L. ., Querino, L. . L. ., Batista, L. G. ., … Feitosa, A. do N. A. (2020). EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL: PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DOS FILHOS E SUAS RELEVÂNCIAS : BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF PARENT PARTICIPATION IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF THEIR CHILDREN AND THEIR RELEVANCE. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(6), 173–179. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30908

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)