Análise do planejamento estratégico em startups: explorando as práticas e o contexto atual das indtechs capixabas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i1.43692

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Startup indtech, Tecnologia industrial

Resumo

A intensificação da competição no cenário empresarial tem impulsionado as startups a formalizar suas práticas internas para ampliar sua presença de mercado. O planejamento estratégico assume papel central nesse processo. Contudo, a literatura carece de estudos com foco na concepção e execução do planejamento estratégico em startups de tecnologia industrial, também conhecidas como indtechs. Este estudo visa analisar a dinâmica de elaboração e implementação do planejamento estratégico nessas startups, buscando identificar padrões de êxito e áreas de melhoria. Deste modo, uma pesquisa de levantamento foi conduzida, aplicando um questionário a cinco gestores de indtechs no Espírito Santo. Os resultados mapearam aspectos relevantes no planejamento estratégico em startups, como o processo de elaboração do planejamento, a execução do planejamento, o horizonte de tempo, as ferramentas mais utilizadas, a relevância interna do planejamento e o acesso a investimentos externos, destacando boas práticas e desafios. Por fim, este estudo oferece insights valiosos para que outras indtechs elaborem seus próprios planos estratégicos, abordando as especificidades desse processo em startups, enriquecendo assim a literatura sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abstartups. Número de startups no Brasil aumentou 20 vezes nos últimos oito anos. Recuperado de https://oasislab.com.br/numero-de-startups-no-brasil-aumentou-20-vezes-nos-ultimos-oito-anos/

Ansoff, I. (1965). Corporate strategy: an analytic approach to business policy for growth and expansion. New York: McGraw-Hill.

Barbosa, E. R., & Brondani, G. (2012). Planejamento Estratégico Organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/contabilidade/article/view/107

Barney, J. (2011). Gaining and sustaining competitive advantage. 4ª ed. Boston: Prentice Hall.

Barroca, J. P. T. (2012). O Sucesso das Startups em tempo de crise. ISCTE Business School. Lisboa.

Blank, S. & Dorf, B. (2012). The Startup Owner’s Manual. The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. 1ª ed. Pescadero: K & S Ranch.

Bossidu, L. & Charan, R. (2019). Execução: a disciplina para atingir resultados. 1ª ed. Massachussets: Alta Books.

Brito, M. B. T. (2023). EDP BRASIL. Mapeamento dos habitats de inovação do ecossistema do Espírito Santo. Vitória, EDP Brasil.

Carvalho, M. M. & Laurindo, F. J. B. (2010). Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. 1ª ed. São Paulo: Editora Atlas.

Castello, D. (2014). Como construir e executar seu Planejamento Estratégico: Um guia de boas práticas para empreendedores. São Paulo: Endeavor Brasil.

Certo, S. C. (2003). Administração Moderna. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall.

Chandler, A. (1962). Strategy and structure. Cambridge: MIT Press.

Clegg, S. R., Hardy, C., Nord, W. R., Caldas, M., Fachin, R., & Fischer, T. (2004). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas.

Collins, J. (2020). Feitas para durar: práticas bem sucedidas de empresas vitoriosas. Rio de Janeiro: Alta Books.

Conke, L. S., de. (2013). O pensamento estratégico no século XX: explicações históricas. Revista Ibero Americana de Estratégia, 12(4), 210-234. DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.1951

Coral, E., de. (2002). Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial. (Tese de Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil.

Cortex. (2023). Inovação em movimento: Um mapa sobre as startups no Brasil em 2023. Recuperado de https://pages.cortex-intelligence.com/hubfs/panorama-das-startups-2023.pdf

Dickson, P. H. & Weaver, K. M., de. (1997). Environment determinants and individual level moderators of alliances use. Academy of Management Journal, 40(2), 404-425. DOI: https://doi.org/10.2307/256888

Doerr, J., de. (2018). Measure what Matters: How Google, Bono and The Gates Foundation rock the world with OKRs. New York: Portfolio.

Estrada, R. J. S. & Almeida, M. I. R. A., de. (2007). A eficiência e a eficácia da Gestão Estratégica: do Planejamento Estratégico à Mudança Organizacional. Revista de Ciências da Administração, 9(19) 147-178.

Filippini, R., de. (1997). Operations management research: some reflections on evolution, models and empirical studies in OM. International Journal of Operations and Production Management, 17(7), 655-701. DOI: https://doi.org/10.1108/01443579710175583

Geldern, M. V., Frese, M., & Thurik, R., de. (2000). Strategies Uncertainty and Performance of Small Business Startups. Rotterdam: ERIM - Erasmus Research Institute of Management.

Ghemawat, P. (2000). A estratégia e o cenário dos negócios: texto e casos. Porto Alegre: Bookman.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gitahy, Y., de. (2016). O que é uma Startup? Portal Revista Exame. Recuperado de https://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-uma-startup/.

Hambrick, D. C., de. (1980). Operationalizing the Concept of Business-Level Strategy in Research. Academy of Management Review, vol. 5, nº. 4, p.567-575. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1980.4288961

Hrebiniak, L. G., de. (2006). Obstacles to effective strategy implementation. Organizational dynamics, p. 12-31. DOI: https://doi.org/10.1016/j.orgdyn.2005.12.001

Hurst, D. K., de. (2001). Strategy. Strategy + Business, ed. 25, 4th quarter.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). Produto Interno Bruto (PIB) dos estados. Recuperado de https://findes.com.br/es-e-o-segundo-estado-mais-industrializado-do-brasil/

Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (1992). The balanced scorecard - Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, 70(1), 71-79.

Kraus, S., Harms, R., & Schwarz, E. J., de. (2006). Strategic planning in smaller enterprises: new empirical findings, Management Research News, 29(6), 334-344. DOI: https://doi.org/10.1108/01409170610683851

Leitão, D. M., de. (1996). Administração estratégica: abordagem conceitual e atitudinal. Rio de Janeiro: SENAI/DN, Petrobras.

Lencioni, P. de. (2012). The Advantage. 1ª ed. New York: Jossey-Bass.

Malhotra, M. K. & Grover, V., de. (1998). An assessment of survey research in POM: from constructs to theory. Journal of Operations Management, 16(17), 407-425. DOI: https://doi.org/10.1016/S0272-6963(98)00021-7

Matos, J. G. R., Matos, R. M. B., & Almeida, J. R., de. (2007). Análise do ambiente corporativo: do caos organizado ao planejamento estratégico das organizações. Rio de Janeiro: E-papers, p.148-149.

Martin, K. & Powers, E., de. (2008). The secrets to successful strategy execution. Harvard Business Review, p. 86, 60-70, 138.

Mazdeh, M., Moradi, K., & Mazdeh, H., de. (2011). Strategic planning model for Startups: A case study of Iranian packaging industry. Department of Industrial Engineering, Iran University of Science & Technology, School of business and economics, Sharif Technical University.

Mobilização Capixaba pela Inovação. (2020). Manifesto da Inovação Capixaba. Recuperado de https://mcinovacao.com.br/wp- content/uploads/2020/01/manifesto_mci_inovacao.pdf

Mindminers., de. (2022). Pesquisa qualitativa e quantitativa: qual é a melhor opção? Recuperado de https://mindminers.com/blog/pesquisa-qualitativa-quantitativa/.

Mintzberg, H., de. (1988). Generic Strategies: Toward a Comprehensive Framework. Advances in Strategic Management, v.5 JAI Press Greenwich - CT p.1-67.

Mintzberg, H., de. (2006). Criando Organizações Eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo, Editora Atlas.

Mintzberg, H. & Quinn, J. B., de. (2000) The Strategy Process: Concepts, Contexts and Cases. 2a. Edição Englewood Cliffs: Prentice-Hall International, Inc.

Mintzberg, H., Ahlstrand, B., & Lampel, J. (2000). Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman.

Niven, P. R. & Lamorte, B., de. (2016). Objectives and Key Results: Driving Focus, Alignment, and Engagement with OKRs. Wiley Corporate F&A. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119255543

Nogueira, V. S. & Oliveira, C. A. A. (2015) Causa da mortalidade das startups brasileiras: como aumentar as chances de sobrevivência no mercado. DOM, Nova Lima, v.9, n. 25, p. 26-33.

Pinsonneault, A. & Kraemer, K. L. (1993) Survey Research Methodology in Management Information Systems: an assessment, Journal of Management Information Systems, v. 10, n. 2, p. 75-106. DOI: https://doi.org/10.1080/07421222.1993.11518001

Porter, M. E. (2004). Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Porter, M. E. (1996). What is Strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, p.61-78.

Porter, M. E., de. (1985). The Competitive Advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press.

Reis, B., Ferreira, E. & Araujo, S. (2016). Elaboração do planejamento estratégico em uma startup do ramo de soluções tecnológicas para dispositivos móveis. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), XXXVI, João Pessoa, PB.

Ries, E., de. (2012). A Startup Enxuta: Como os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação Contínua para Criar Empresas Extremamente Bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel.

Rossi, P. H., Wright, J. D., & Anderson, A. B., de. (1983). Handbook of Survey Research. New York: Academic Press.

Samonetto, V. & Campos, F. C. (2013). Análise de aspectos estratégicos para gestão de IES privada. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), XXXIII, Salvador, BA.

Serra, F., Torres, M. C. S., & Torres, A. P., de. (2004). Administração Estratégica. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso Editores.

Tarapanoff, K., de. (2001). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UNB.

Teare, G., de. (2023). Global Funding Slide in 2022 Sets Stage for Another Tough Year. Crunchbase. Recuperado de https://news.crunchbase.com/venture/global-vc-funding-slide-q4-2022/

Zhou, H., & He, Y., de. (2012). Comparative Study of OKR and KPI. Recuperado de http://u.camdemy.com/sysdata/doc/4/4a6b816a1fb5cebb/pdf.pdf

Publicado

18.03.2024

Como Citar

Mill, H. C., Vargas, L. G., Rodrigues, T. de A., Oliveira, R. J., Soanno, J. F., & Knupp, T. C. (2024). Análise do planejamento estratégico em startups: explorando as práticas e o contexto atual das indtechs capixabas. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(1), 188–206. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i1.43692

Edição

Seção

INICIAÇÃO CIENTÍFICA