Gestão dos stakeholders na implementação de novos indicadores de desempenho
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i3.47755Palavras-chave:
comunicação, engajamento, partes interessadas, mudançaResumo
A gestão de projetos é parte fundamental para o alcance de resultados eficazes, considerando o impacto das partes interessadas. Este trabalho teve como objetivo compreender os impactos nos stakeholders envolvidos nas mudanças dos indicadores de desempenho em uma associação de empresas, a partir dos seus níveis de influência e engajamento. Para a pesquisa, foi realizada a aplicação de um questionário estruturado e anônimo de consentimento livre esclarecido para captar as percepções dos stakeholders. A metodologia envolveu abordagens quantitativas e qualitativas, envolvendo 20 partes interessadas. A partir da análise realizada, observou-se a importância de gerenciar os stakeholders para garantir o sucesso do projeto, revelando que a comunicação e o engajamento são fundamentais para a aceitação das mudanças. A análise detalhada das respostas revelou padrões e áreas de foco e maior desafio, permitindo a identificação de lacunas na comunicação e treinamentos dos colaboradores. Conclui-se que uma gestão bem-sucedida dos stakeholders e das mudanças nos indicadores pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa, garantindo o engajamento dos colaboradores, e possibilitando melhoria no desempenho a partir das mudanças. Sendo assim, o trabalho concluiu que o gerenciamento adequado das partes interessadas e a comunicação eficaz são fundamentais para o sucesso organizacional.
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