EDUCAÇÃO BÁSICA INFANTIL: PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NO PROCESSO EDUCATIVO DOS FILHOS E SUAS RELEVÂNCIAS
BASIC EDUCATION: THE IMPORTANCE OF PARENT PARTICIPATION IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF THEIR CHILDREN AND THEIR RELEVANCE
Palabras clave:
Educação básica, escola, famíliaResumen
Este trabalho buscou verificar a importância da participação dos pais no processo educacional dos filhos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como base a seguinte pergunta norteadora: Qual a relevância da participação dos pais durante o processo educacional de seus filhos? Em seguida foi realizada uma busca por artigos na base de dados SCIELO, onde foram encontrados 43 artigos, utilizando as palavras-chave: Educação Básica, Escola e Família. Na busca foi empregado o operador booleano AND. Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra, publicados em português e espanhol e que alcançaram o objetivo proposto, após leitura completa. Sendo excluídos os artigos que tratavam apenas de educação em saúde e aqueles que não retratavam a figura dos pais como agentes da educação infantil. Ao final foram selecionados 3 artigos para compor o estudo. A busca pelos artigos ocorreu entre julho e agosto de 2020. A participação familiar durante o processo de educação dos filhos desperta interesse e motivação, encorajando-os a estudarem, como também possuírem uma continuidade do processo de aprendizagem fora da escola. Visto isso, a família e a escola devem possuir uma relação direta com o processo de aprendizagem, já que estas formam um binômio importante no crescimento da pessoa humana como cidadão com senso cognitivo, crítico e social. Desse modo, a participação dos pais no contexto educacional é indispensável para o desenvolvimento infantil, uma vez que, a educação é realizada através da tríade escola-família-sociedade.
Descargas
Citas
Acuña-Collado, V. (2016). Familia y escuela: crisis de participaciónen contextos de vulnerabilidad. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(246), 255-272.
Andrade, F. A. (2018). A prática da leitura, o exemplo e a educação moral na escola primária. Revista Inter Ação, 43(1), 18-34.
BenettI, I. C., Vieira, M. L., &Faracco, A. M. (2016). Suporte parental para crianças do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 784-801.
Braga, L. B. (2017). Família e Escola: alguns entendimentos sobre participação. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2(2), 416-425.
Brasil, Ministério Federal. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei federal, 8.069.
Christovam, A. C. C., & CIA, F. (2016). Comportamentos de pais e professores para promoção da relação família e escola de pré-escolares incluídos. Revista Educação Especial, 29(54), 133-146.
Costa, E. L., & Souza, J. R. S. (2019). Família e escola: as contribuições da participação dos responsáveis na educação infantil. Khóra: Revista Transdisciplinar, 6(7).
Costa, M. S. S., & Miguel, J. R. (2020). Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. Revista de Psicologia, 14(51), 667-679.
Ferreira, C. M. S. (2016). Fracasso Escolar. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, 5(3), 128-139.
Garcés, D. E., Telles, F. S., Romero, M. Á. R., &Orozco, C. S. (2019). Efecto modulador delliderazgo transformacional enelestrés laboral y laefectividad escolar percibida por trabajadores de educación básica de Ciudad Guzmán, Jalisco. RIDE. Revista Iberoamericana para laInvestigación y elDesarrollo Educativo, 9(18), 845-867.
Monteiro, S., Pissaia, L. F., & Thomas, J. (2019). Desafios da contemporaneidade: a (des) motivação de alunos de uma escola pública quanto ao processo de aprendizagem. Research, Society and Development, 8(1).
Oliveira, I. O., & Lopes, E. B. (2020). Relação família e escola visando o aprendizado do educando. GEOGRAFIA: Ambiente, Educação e Sociedades – GeoAmbES, 3(1), 113-124.
Oliveira, V., & Santos, R. (2018). Ética e moral na educação escolar: Interpretações entre a escola e a família. Cadernos de educação: ensino e sociedade, 5(1), 259-262.
Patacho, P., &Santomé, J. T. (2017). "... cada macaco no seu galho". A participação democrática na escola pública. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 275-304.
Petrucci, G. W., Borsa, J. C., & Koller, S. H. (2016). A Família e a escola no desenvolvimento socioemocional na infância. Temas em Psicologia, 24(2), 391-402.
Picanço, A. (2012). A relação entre escola e família - as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, Portugal.
Resende, T. D. F., & Silva, G. F. D. (2016). A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(90), 30-58.
Saraiva, L. A., & Wagner, A. A. (2013) Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 21(81), 739-772.
Soares, J. M. (2010). Família e escola: parceiras no processo educacional da criança. São José dos Campos: Planeta Educação.
Sousa, M. N. A., & Santos, E. V. L. (2016).Medicina e pesquisa: um elo possível. Ed. 1, Editora Prismas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.