A escuta da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/e40zv353

Palavras-chave:

voice, listening, colonization, heritage, transmission

Resumo

Este texto baseia-se na instalação sonora que criei para a exposição MUṬIKKAPPAṬĀTA (nov. 2024 – jan. 2025), no RAW Material Company – Center for art, knowledge, and society, como parte da Bienal de Dakar. Esta exposição é uma jornada pelos territórios íntimos de Nathalie Vairac (1972- ). A artista, radicada no Senegal, nascida na França de pai guadalupense e mãe indiana, traça sua ancestralidade e confronta a colonização. De volta à sua terra natal, ela escreve e grava. Vairac me convidou a escutar e cenografar suas palavras no espaço expositivo. Com a ajuda dos profissionais de som Deshays e Chattopadhyay, e o trabalho pioneiro da compositora Amacher, exploro estratégias expositivas para a voz falada gravada, especificamente a tensão entre a busca formal pela não linearidade e a linearidade inerente à escuta da voz, garantindo a preservação do significado.

Biografia do Autor

  • Laetitia Kozlova, CITAR - UCP, Porto

    Doutoranda em Ciência e Tecnologia das Artes, na Universidade Católica Portuguesa (CITAR - UCP, Porto). Interessa-se por novas práticas de escuta da voz falada gravada, na intersecção dos estudos do som, das artes performativas e das ciências do património cultural. O seu projeto de investigação é apoiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e desenvolve-se em dois continentes, Europa e África. É a fundadora de Mémoires Sonores [Memórias sonoras], uma estrutura de produção que defende a escrita do som e coloca a voz como uma memória viva, sensível e coletiva.

Referências

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YOUTUBE. Exhibition View. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3dW-tU1-wic. Acesso em: 9 may. 2025.

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Publicado

27-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A escuta da complexidade. (2025). Revista Do Colóquio, 15(25), 25-37. https://doi.org/10.47456/e40zv353

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