VOZ(ES) E RESISTÊNCIA(S) NA CANÇÃO "COTA NÃO É ESMOLA" À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Racismo, Cotas Raciais

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sobre os discursos que reverberam e naturalizam a discriminação racial e o racismo por meio da letra de uma música brasileira intitulada “Cota não é esmola”. Além disso, o referencial teórico-metodológico é embasado pela Análise Crítica do Discurso (ACD), orientado por Norman Fairclough (2001; 2003) e o método analítico é qualitativo (descritivo e interpretativo), configurando-se um estudo cujo processo se materializa no próprio texto. Dessa forma, as práticas descritivas e interpretativas nos dão uma maior visibilidade de saberes do mundo sobre a temática étnico racial. Assim, compreendemos as três dimensões do discurso: i) análise textual, a partir do vocabulário e das frases negativas; ii) práticas discursivas, através dos interdiscursos e das representações sociais e; iii) prática social, voltado aos aspectos ideológicos. Ainda, o debate sobre as políticas afirmativas será embasado por Munanga (2001, 2007), para refletir sobre caminhos de resistência. A partir da análise, pontuamos que o ativismo negro na música atua como prática legítima que colabora e conscientiza de maneira crítica e reflexiva os sujeitos na busca por igualdade racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe de Souza Oliveira, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); graduado em Letras - Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Igor Pires Zem El-Dine, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Igor Pires Zem El-Dine é atualmente mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/CAPES). Graduado em Letras - habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ivan Vasconcelos Figueiredo, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ.

Referências

ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BERTH. J. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BESSA, D.; SATO, D. T. B. Categorias de análise. In: BATISTA JR, J. R. L. B; SATO, D. T. B.; MELO, I. F. (Orgs.). Análise de discurso crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018. p. 125-156.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

CARVALHO. D. Historicidade, gramaticalização e a semântica do nego no português brasileiro. Guavira Letras, Três Lagoas, n. 22, p. 105-122, jan./jun. 2016.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysingdiscourse: textual analysis for social research. London; New York: Routledge, 2003.

FRY, P. A Persistência da Raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182. jan./jun. 2003.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 25-49, abr. 2016.

HOOKS, B. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

MOURA. T. M. Racismo na contemporaneidade: uma análise do racismo nas redes sociais. 2017. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais, Catalão, 2017.

MUNANGA, K. Considerações sobre as Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior. In: PACHECO, J. Q.; DA SILVA, M. N. (Orgs.). O negro na universidade: o direito à inclusão. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2007. p. 7-20.

MUNANGA, K. Algumas considerações sobre “raça”, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 46-57, dez./fev. 2005-2006.

MUNANGA, K Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e Cultura, [s.l.], v. 4, n. 2, p.31-43, dez. 2001.

PRETI, D. Estudos de língua oral e escrita. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica e Etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de rua, sua crise e o protagonismo juvenil. 2008. 332 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

RESENDE. V. M; RAMALHO. V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

SCHWARCZ. L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

15-07-2020