A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA COMO ESTRATEGIA DE CAPTAÇÃO NO DISCURSO RELIGIOSO NA MIDIA
Abstract
O objetivo deste artigo é verificar como o processo de divulgação de conhecimento científico é usado estrategicamente em um artigo de autoria do Professor Felipe Aquino, publicado no seu blog, que se insere no site da comunidade Canção Nova. Para isso, utilizam-se os princípios da Análise Semiolinguística do Discurso e a proposta de Charaudeau (2008b) em torno da chamada “midiatização da ciência”, que foi adaptada à situação de divulgação científica no âmbito religioso. A análise permitiu identificar a presença de procedimentos linguísticos adotados pela instância de produção que resultam do deslocamento do âmbito científico para o religioso, o que provoca uma adaptação do conhecimento em função da nova situação de comunicação e dos novos parceiros e finalidade comunicativa que se instauram.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors assign the copyright of the article to the publisher of Revista (Con)Textos Linguísticos (Graduate Program in Linguistics, Ufes), if the submission is accepted for publication. Responsibility for the content of articles rests exclusively with their authors. The full or partial submission of the text already published in this periodical to any other periodical is prohibited.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.