A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA COMO ESTRATEGIA DE CAPTAÇÃO NO DISCURSO RELIGIOSO NA MIDIA
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar como o processo de divulgação de conhecimento científico é usado estrategicamente em um artigo de autoria do Professor Felipe Aquino, publicado no seu blog, que se insere no site da comunidade Canção Nova. Para isso, utilizam-se os princípios da Análise Semiolinguística do Discurso e a proposta de Charaudeau (2008b) em torno da chamada “midiatização da ciência”, que foi adaptada à situação de divulgação científica no âmbito religioso. A análise permitiu identificar a presença de procedimentos linguísticos adotados pela instância de produção que resultam do deslocamento do âmbito científico para o religioso, o que provoca uma adaptação do conhecimento em função da nova situação de comunicação e dos novos parceiros e finalidade comunicativa que se instauram.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.