A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA COMO ESTRATEGIA DE CAPTAÇÃO NO DISCURSO RELIGIOSO NA MIDIA
Resumen
O objetivo deste artigo é verificar como o processo de divulgação de conhecimento científico é usado estrategicamente em um artigo de autoria do Professor Felipe Aquino, publicado no seu blog, que se insere no site da comunidade Canção Nova. Para isso, utilizam-se os princípios da Análise Semiolinguística do Discurso e a proposta de Charaudeau (2008b) em torno da chamada “midiatização da ciência”, que foi adaptada à situação de divulgação científica no âmbito religioso. A análise permitiu identificar a presença de procedimentos linguísticos adotados pela instância de produção que resultam do deslocamento do âmbito científico para o religioso, o que provoca uma adaptação do conhecimento em função da nova situação de comunicação e dos novos parceiros e finalidade comunicativa que se instauram.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.