A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA COMO ESTRATEGIA DE CAPTAÇÃO NO DISCURSO RELIGIOSO NA MIDIA

Autores/as

  • Mônica Santos de Souza Melo

Resumen

O objetivo deste artigo é verificar como o processo de divulgação de conhecimento científico é usado estrategicamente em um artigo de autoria do Professor Felipe Aquino,  publicado no seu blog,  que se insere no site da comunidade Canção Nova. Para isso, utilizam-se os princípios da Análise Semiolinguística do Discurso e a proposta de Charaudeau (2008b) em torno da chamada “midiatização da ciência”, que foi adaptada à situação de divulgação científica no âmbito religioso. A análise permitiu identificar a presença de procedimentos linguísticos adotados pela instância de produção que resultam do deslocamento do âmbito científico para o religioso, o que provoca uma adaptação do conhecimento em função da nova situação de comunicação e dos novos parceiros e finalidade comunicativa que se instauram.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

21-12-2016