O SIGNO IDEOLÓGICO EM REPORTAGEM DE FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL

Autores/as

Palabras clave:

Signo ideológico, Reportagem, Cenário temático

Resumen

El presente artículo pretende discutir la relevancia de análisis de elementos verbovisual como elementos indisolubles y constituyentes de sentido. Se utilizó el concepto de signo ideológico presentado por Bakhtin y Volóchinov (2004), las presuposiciones teóricas sobre ideología para Miotello (2005) y Faraco (2013), así como del concepto de multimodalidad según Kress y Van Leeuwen (2001), Nacimiento, Bezerra y Heberle (2011). Los signos ideológicos reflejan realidades y refractan nuevas significaciones de mundo, evidenciando discursos ideológicos construidos en los más diversos contextos enunciativos, a ejemplo del corpus seleccionado para análisis, una apertura de reportaje de cumpleaños infantil de la Revista Digital Acropolis Kids. Se percibe una mayor evidencia del tema de la fiesta infantil en detrimento de la conmemoración en sí.

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Biografía del autor/a

Cláudia Fernandes, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestra em Linguística pela UFPB; graduada em Letras e especialista em Língua Inglesa pela mesma instituição. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Guarabira.

Pedro Francelino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); graduado em Letras pela mesma instituição. É professor do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Danielle Almeida , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora e mestra em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na University of New South Wales (UNSW); graduada em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com período de intercâmbio na Leeds University. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires (UBA). É professora do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

15-07-2020