A INTERTEXTUALIDADE COMO MARCA DOS STICKERS DO WHATSAPP
Palabras clave:
Sticker, WhatsApp, IntertextualidadeResumen
Este artigo trata de uma prática bastante frequente nas trocas de mensagens via WhatsApp: a postagem de stickers. Conhecidos como “figurinhas” divertidas criadas por usuários anônimos por meio de aplicativo específico, os stickers têm ganhado projeção e relevância na comunicação on-line. Partimos da hipótese de que uma das principais marcas dessa forma de interação é o caráter intertextual, já que exige do usuário/interlocutor, na maioria dos casos, conhecimento prévio para as figuras serem compreendidas. Desse modo, além de caracterizar o fenômeno, temos por objetivo mostrar como, muitas vezes, é preciso flagrar o diálogo entre os diferentes textos que os stickers mobilizam para se estabelecer a produção do sentido, tendencialmente de cunho humorístico. A análise, no que tange especificamente à intertextualidade, ancora-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual.
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